Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23487
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A proposta de formação das escolas estaduais de educação profissional no Ceará: uma análise à luz da escola unitária gramsciana
Título em inglês: The proposol of formation of the professional education state schools in Ceará: an analysis based on the gramscian unitary school
Autor(es): Marques, Daniele Luciano
Sousa, Antonia de Abreu
Palavras-chave: Educação profissional;Mundo do trabalho;Escola unitária
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: MARQUES, Daniele Luciano; SOUSA, Antonia de Abreu. A proposta de formação das escolas estaduais de educação profissional no Ceará: uma análise à luz da escola unitária gramsciana. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 88-108, 2014.
Resumo: O artigo tece reflexões sobre a proposta de educação profissional das escolas estaduais do Ceará. Vale enfatizar que essa modalidade de educação atende ao decreto 5.154/2004 que reforça a integração da Educação Profissional ao nível médio, bem como à Lei 11.741/2008 que sugere a integração da Educação Profissional aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, das ciências e da tecnologia. Nessa oportunidade, analisamos a escola unitária gramsciana que propõe um tipo de educação para além do imediatismo do mercado laboral. Nesse caminhar, aliamos ao estudo do desenho da educação profissional Brasileira focando as mudanças no mundo laboral, a partir da década de 1970, sobretudo sob a influência da Teoria do Capital Humano e pedagogia produtivista. Para estas apreciações recorremos a Cunha (2000) e Saviani (2008) que discutem os caminhos da Educação Profissional Brasileira. No que se refere às mudanças no mundo do trabalho, utiliza-se contribuições de Frigotto (2010;1995), dentre outros. Vale enfatizar que a pesquisa está ancorada na concepção de escola unitária de Gramsci (1989) ao propor a união entre escola do trabalho manual e escola do trabalho intelectual formando especialistas-dirigentes capaz de unir teoria e prática, em qualquer âmbito laboral, para além das especializações.
Abstract: The article reflects on the proposal of education of the state schools in Ceará. It is worth emphasizing that this type of education meets the Decree 5.154 / 2004 which reinforces the integration of Vocational Education to the secondary school level, and the Law 11,741 / 2008 suggesting the integration of Vocational Education at different levels and modalities of education and at working , scientifical and technological dimensions. At that time, we analyzed the Gramscian unitary school that offers an education beyond the immediacy of the labor market. This way, we combine the study of the design of the Brazilian vocational education focusing on the changes in the working environment, from the 1970s, especially under the influence of the Human Capital Theory and productive pedagogy. For those analyses we use Cunha (2000) and Saviani (2008) who discuss the ways of Brazilian Vocational Education. With regard to changes in the working area, it is used contributions from Frigotto (2010; 1995), among others. It is worth emphasizing that the research is anchored in the Gramsci’s unitary school (1989) when it proposes the link between the school of manual labor and the school of intellectual work forming specialists-managers able to unite theory and practice in any field of employment, beyond specializations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23487
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_dlmarquesabsousa.pdf142,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.