Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, João César Moura-
dc.contributor.authorAraújo, Daniel Costa-
dc.date.accessioned2017-06-21T16:17:55Z-
dc.date.available2017-06-21T16:17:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, D. C. Channel estimation techniques applied to massive MIMO systems using sparsity and statistics approaches. 2016. 124 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23478-
dc.description.abstractMassive MIMO has the potential of greatly increasing the system spectral efficiency by employing many individually steerable antenna elements at the base station (BS). This potential can only be achieved if the BS has sufficient channel state information (CSI) knowledge. The way of acquiring it depends on the duplexing mode employed by the communication system. Currently, frequency division duplexing (FDD) is the most used in the wireless communication system. However, the amount of overhead necessary to estimate the channel scales with the number of antennas which poses a big challenge in implementing massive MIMO systems with FDD protocol. To enable both operating together, this thesis tackles the channel estimation problem by proposing methods that exploit a compressed version of the massive MIMO channel. There are mainly two approaches used to achieve such a compression: sparsity and second order statistics. To derive sparsity-based techniques, this thesis uses a compressive sensing (CS) framework to extract a sparse-representation of the channel. This is investigated initially in a flat channel and afterwards in a frequency-selective one. In the former, we show that the Cramer-Rao lower bound (CRLB) for the problem is a function of pilot sequences that lead to a Grassmannian matrix. In the frequency-selective case, a novel estimator which combines CS and tensor analysis is derived. This new method uses the measurements obtained of the pilot subcarriers to estimate a sparse tensor channel representation. Assuming a Tucker3 model, the proposed solution maps the estimated sparse tensor to a full one which describes the spatial-frequency channel response. Furthermore, this thesis investigates the problem of updating the sparse basis that arises when the user is moving. In this study, an algorithm is proposed to track the arrival and departure directions using very few pilots. Besides the sparsity-based techniques, this thesis investigates the channel estimation performance using a statistical approach. In such a case, a new hybrid beamforming (HB) architecture is proposed to spatially multiplex the pilot sequences and to reduce the overhead. More specifically, the new solution creates a set of beams that is jointly calculated with the channel estimator and the pilot power allocation using the minimum mean square error (MMSE) criterion. We show that this provides enhanced performance for the estimation process in low signal-noise ratio (SNR) scenarios.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.subjectTeleinformáticapt_BR
dc.subjectAnálise tensorialpt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação sem fiopt_BR
dc.subjectHybrid beamformingpt_BR
dc.subjectSparsitypt_BR
dc.subjectTensor analysispt_BR
dc.subjectMassive MIMOpt_BR
dc.subjectChannel estimationpt_BR
dc.subjectCompressive sensingpt_BR
dc.titleChannel estimation techniques applied to massive MIMO systems using sparsity and statistics approachespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrPesquisas em sistemas MIMO massivo (do inglês multiple-input multiple-output) ganha- ram muita atenção da comunidade científica devido ao seu potencial em aumentar a eficiência espectral do sistema comunicações sem-fio utilizando centenas de elementos de antenas na estação de base (EB). Porém, tal potencial só poderá é obtido se a EB possuir suficiente informação do estado de canal. A maneira de adquiri-lo depende de como os recursos de comunicação tempo-frequência são empregados. Atualmente, a solução mais utilizada em sistemas de comunicação sem fio é a multiplexação por divisão na frequência (FDD) dos pilotos. Porém, o grande desafio em implementar esse tipo solução é porque a quantidade de tons pilotos exigidos para estimar o canal aumenta com o número de antenas. Isso resulta na perda do eficiência espectral prometido pelo sistema massivo. Esta tese apresenta métodos de estimação de canal que demandam uma quantidade de tons pilotos reduzida, mas mantendo alta precisão na estimação do canal. Esta redução de tons pilotos é obtida porque os estimadores propostos exploram a estrutura do canal para obter uma redução das dimensões do canal. Nesta tese, existem essencialmente duas abordagens utilizadas para alcançar tal redução de dimensionalidade: uma é através da esparsidade e a outra através das estatísticas de segunda ordem. Para derivar as soluções que exploram a esparsidade do canal, o estimador de canal é obtido usando a teoria de “compressive sensing” (CS) para extrair a representação esparsa do canal. A teoria é aplicada inicialmente ao problem de estimação de canais seletivos e não-seletivos em frequência. No primeiro caso, é mostrado que limitante de Cramer-Rao (CRLB) é definido como uma função das sequências pilotos que geram uma matriz Grassmaniana. No segundo caso, CS e a análise tensorial são combinado para derivar um novo algoritmo de estimatição baseado em decomposição tensorial esparsa para canais com seletividade em frequência. Usando o modelo Tucker3, a solução proposta mapeia o tensor esparso para um tensor cheio o qual descreve a resposta do canal no espaço e na frequência. Além disso, a tese investiga a otimização da base de representação esparsa propondo um método para estimar e corrigir as variações dos ângulos de chegada e de partida, causados pela mobilidade do usuário. Além das técnicas baseadas em esparsidade, esta tese investida aquelas que usam o conhecimento estatístico do canal. Neste caso, uma nova arquitetura de beamforming híbrido é proposta para realizar multiplexação das sequências pilotos. A nova solução consite em criar um conjunto de feixes, que são calculados conjuntamente com o estimator de canal e alocação de potência para os pilotos, usand o critério de minimização erro quadrático médio. É mostrado que esta solução reduz a sequencia pilot e mostra bom desempenho e cenários de baixa relação sinal ruído (SNR).pt_BR
Aparece nas coleções:DETE - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_dcaraújo.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.