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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Poesias: as rasuras da modernidade na poética de Manuel de Barros
Autor(es): Benites, Paulo
Palavras-chave: Manoel de Barros;Modernidade;Poesia brasileira;Projeto estético
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: BENITES, Paulo. Poesias: as rasuras da modernidade na poética de Manuel de Barros. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 8, p. 89-100, jul./dez. 2016.
Resumo: Este artigo tem como objetivo propor uma leitura de alguns poemas da obra Poesias, de 1956, de Manoel de Barros. Esta obra, terceira publicada, ao lado das duas primeiras, marca a fase inicial do autor. Ademais, em 1951, na antologia Panorama da nova poesia brasileira, organizada por Fernando Ferreira de Loanda, há a presença de onze poemas de Manoel de Barros, seis deles jamais publicados antes, os outros, incluídos na obra de 1956. Insistimos na leitura das obras iniciais de Manoel de Barros por perceber que, mesmo sob a influência de outras correntes estéticas, o poeta já demonstra marcas de um projeto estético singular, que aparecerão como imagens importantes em sua poética ao longo de uma produção consagrada pela crítica. Além disso, são os restos que garantem a presença e o diálogo de Manoel de Barros com a Modernidade.
Abstract: This paper aims to propose a reading of some of the poems, Poesias, 1956, work by Manoel de Barros. This work, the third published by Manoel de Barros, next to the first two, marks the initial phase of Manoel de Barros. Furthermore, in 1951, in the Anthology Panorama da nova poesia brasileira, organized by Fernando Ferreira de Loanda, there is the presence of eleven poems of Manoel de Barros, six of them never published in other books, the other, included in 1956. We insist on reading the original works by Manoel de Barros by realizing that, even under the influence of other aesthetic currents, the poet already demonstrates a singular aesthetic design marks, which appear as images in the poetics of Manoel de Barros along enshrined by critics. Furthermore, are the remains to ensure the presence and Manoel de Barros's dialogue with modernity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23469
ISSN: 1980-4571 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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