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dc.contributor.authorCruz, Keyla de Souza Lima-
dc.contributor.authorCarneiro, Isabel Magda Said Pierre-
dc.contributor.authorArrais Neto, Enéas de Araújo-
dc.date.accessioned2017-06-21T10:43:35Z-
dc.date.available2017-06-21T10:43:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCruz, K. S. L.; Carneiro, I. M. S. P.; Arrais Neto, E. A. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23450-
dc.descriptionCRUZ, Keyla de Souza Lima; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. Meritocracia escolar e educação profissional: um estudo sobre o PRONATEC. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 11, p. 73-90, 2014.pt_BR
dc.description.abstractThis article develops the analisys of PRONATEC and its intention of enlarging the hole of professional education in Brasil. It covers the context of the IFCe, posing questions such as the discourse of meritocracy. The survey centers in interwiews and questionairies presented to the administrators of this programme in that institution. The results stress an important point related to the enlarged public access to this programme, and reveal some problems focusing a better integration of the students and courses in the actual structure of IFCe.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectMeritocracia escolarpt_BR
dc.subjectPrograma nacional de acesso ao ensino técnico e empregopt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.titleMeritocracia escolar e educação profissional: um estudo sobre o PRONATECpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa até que ponto o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) tem contribuído para ampliar o acesso à educação profissional de jovens e trabalhadores. Para tanto, realizamos uma análise desse programa no contexto atual de expansão da Rede Federal de Educação profissional, problematizando a relação da gestão do programa com o discurso meritocrático de ascensão e sucesso profissional. Inserida numa abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo classifica-se como um estudo de caso numa instituição pública federal de educação profissional. Como procedimento de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os profissionais gestores do referido programa: o coordenador geral e o coordenador adjunto. Dentre os resultados destacamos o acesso de jovens e trabalhadores à educação profissional por meio dos cursos de formação inicial e continuada (FIC’s) e dos cursos técnicos, contudo a pesquisa revela o interesse político atual a nível nacional e local de ofertar cursos FIC’s em detrimento dos cursos técnicos integrados. As principais razões apontadas pelos gestores foram: não possuírem uma estrutura de laboratórios e de recursos humanos suficientes para suprir as necessidades dos cursos técnicos, além de sinalizarem que o público-alvo deste programa não estaria “muito bem preparado”, ressaltando a existência de altos índices de evasão. Ademais os sujeitos da pesquisa apontaram as dificuldades de acompanhamento dos jovens nos cursos, em decorrência das lacunas educacionais, especialmente, no que diz respeito aos conhecimentos nas áreas de exatas. Apesar das limitações da escola na formação profissional, é inegável o valor do "certificado escolar", que abre as portas para o exercício das funções intelectuais.pt_BR
dc.title.enProfessional education and the meritocracy: a survey on PRONATECpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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