Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Iael de-
dc.contributor.authorAzevedo, Ryan Ribeiro de-
dc.contributor.authorNóbrega, Cléverson Vasconcelos da-
dc.date.accessioned2017-06-16T18:07:37Z-
dc.date.available2017-06-16T18:07:37Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSouza, I.; Azevedo, R. R.; Nóbrega, C. V. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23353-
dc.descriptionSOUZA, Iael de; AZEVEDO, Ryan Ribeiro de; NÓBREGA, Cléverson Vasconcelos da. Responsabilidade social como ação cidadã? Desmascarando a prática discursiva de uma nova exigência da ética de mercado. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 126-147, 2012.pt_BR
dc.description.abstractThe following paper aims to propose a reflection and present some fallacies and discursive practices which involve business ethics, social responsibility, sustainable development and the working class appreciation as rearrangements and necessary renewal to meet the latest demand for the technical-materialistic base of the flexible capitalist production. An effort is made by the authors in the sense of attempting to uncover such strategies, employed by some organizations, which apparently move toward workers’ quality of life and welfare, turning workers into stakeholders, demonstrating the new modalities of surplus value extraction with worker consent. Unreversing reality purposely reversed in order to regain control of social management to social, with social and for social. To achieve it, a reflection whose method is the concrete analysis of concrete situations is mandatory, what is intended to be developed here, since posture modification starts by the transition of the one who notes it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectTrabalhadorpt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.titleResponsabilidade social como ação cidadã? Desmascarando a prática discursiva de uma nova exigência da ética de mercadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo propor a reflexão e apresentar algumas falácias e práticas discursivas que envolvem a ética empresarial, a responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e a valorização do sujeito trabalhador como rearranjos e renovações necessários às novas exigências da base técnico-material da produção capitalista flexibilizada. É feito um esforço pelos autores no sentido de tentar desmascarar tais estratégias, adotadas por algumas empresas, que aparentemente passam a atuar em prol da qualidade de vida e bem estar dos trabalhadores transformados em colaboradores, demonstrando as novas modalidades de extração do mais valor com o consentimento do trabalhador. Desinverter a realidade propositalmente invertida a fim de que o social retome o controle e gestão do social para o social, com o social e pelo social. Para isso se faz necessário uma reflexão que tenha por método a análise concreta de situações concretas, o que procuramos aqui realizar, pois a mudança de atitude começa pela mudança daquele que vê.pt_BR
dc.title.enSocial responsibility as citizen action? unmask the discursive practice of a new requirement of the ethic of marketpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_isouzarrazevedo.pdf312,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.