Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23349
Tipo: | Dissertação |
Título : | Do PLANFOR ao PNQ: o que muda na política de formação da Central Única dos Trabalhadores no contexto do Governo Lula |
Título en inglés: | Of the PLANFOR in the PNQ: the that change in the politic of formation pf the CUT in the Lula Government |
Autor : | Araújo, Liana Souto |
Tutor: | Menezes, Ana Maria Dorta de |
Palabras clave : | Educação e estado - Ceará;Brasil - Política e governo - 2003-;Formação profissional - Ceará;Syndicalism;Government |
Fecha de publicación : | 2007 |
Citación : | Araújo, L. S.; Menezes, A. M. D. (2007) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho insere-se no conjunto de pesquisas que vem sendo realizado sobre as transformações do mundo do trabalho e suas implicações para a luta sindical dos trabalhadores no Brasil e, mais especificamente, sobre o movimento sindical cutista. Tomamos como objeto de análise crítica a participação do sindicalismo cutista na execução e legitimação da Política Nacional de Qualificação Profissional do Governo Luiz Inácio Lula da Silva tomando como campo empírico a sua execução no Estado do Ceará. O objetivo do trabalho é examinar a relação que a Central vem estabelecendo com o Governo Federal e sobre a continuidade/descontinuidade da orientação neoliberal na administração da Política de Formação Profissional. Ao fazer uma retrospectiva histórica da Central Única dos Trabalhadores buscamos acompanhar o movimento da Central na sua mudança de rumo e na adoção de novas práticas e estratégias de luta, identificando os elementos objetivos e subjetivos que estão na base da sua opção nos anos 90 por um sindicalismo de participação e negociação afastando-se da perspectiva classista e de oposição ao capital que marcou a sua origem. Pretendemos destacar o caráter ideológico do discurso que confere centralidade à educação e à qualificação profissional na contemporaneidade e que tem forte influência sobre os trabalhadores levando-os a incorporar a responsabilidade individual pelo seu desemprego. O referido discurso emanado dos organismos multilaterais, especialmente do Banco Mundial, ao mesmo tempo, que desvia a discussão da lógica destrutiva do sistema amenizando os conflitos sob a promessa da empregabilidade para os que se qualificarem, abre ainda as portas para os empresários do campo da educação. Com a ascensão de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2002, a CUT de moderada passou a assumir uma postura de colaboração e de submissão ao Governo dando prosseguimento e aprofundando a política macroeconômica dos governos anteriores. A orgânica integração entre a CUT e o Governo resultou num “casamento sem sobressalto” entre a corrente majoritária, a Articulação Sindical, e as alianças feitas pelo PT e do seu então candidato com o capital e Vice-Presidente, um legitimo representante da classe patronal. Mais burocratizada e desconexa do movimento dos trabalhadores, a CUT, ao contrário do enfrentamento “crítico” ao Governo FHC, no atual Governo, aposta no Pacto Social. Chega-se à conclusão que o PNQ não traz inovações em relação ao PLANFOR do Governo FHC. O estudo revela que as ações de “qualificação social e profissional” executadas em 2003, ano que tomamos como referência temporal para a análise empreendida, não sofreram alterações em termos metodológicos, políticos ou pedagógicos se comparadas às do PLANFOR. Fica demonstrado que o Governo Lula assume, de forma clara, uma postura coerente com os interesses do grande capital, corta gastos na área social e restringe ainda mais os direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores. A adoção da política macroeconômica, aliada às reformas, aprofunda e radicaliza o programa neoliberal herdado do Governo FHC. No campo da educação, esse Governo prima pelo aprofundamento do processo de privatização. |
Descripción : | ARAÚJO, Liana Souto. Do PLANFOR ao PNQ: o que muda na política de formação da Central Única dos Trabalhadores no contexto do Governo Lula. 2007. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2007. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23349 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_dis_lsaraujo.pdf | 61,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.