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dc.contributor.authorPaula Júnior, Francisco Vicente de-
dc.date.accessioned2017-06-12T16:49:40Z-
dc.date.available2017-06-12T16:49:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPAULA JÚNIOR, Francisco Vicente de. O fantástico à luz da teoria musical. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 3, n. 1, p. 35-46, jul. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23222-
dc.description.abstractThis paper aims to examine the establishment of the Fantastic in the narratives in the light of the concept of dissonance from the Music Theory in an analogy that will enable us to understand the fantastic genre as a harmonic dissonance in the system of literary genres. Backed theoretical ideas of Aristóxenes, Tzvetan Todorov, Irène Bessière and Theodor Adorno, we analyze how the fantastic narrative emerges in his mimetic process and how its structure precludes a true harmonic established. For effective evidence of what is proposed, after a necessary explanation of the Fantastic and Music, uses the tale "The immortal" by Jorge Luis Borges where such assertions are confirmed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFantásticopt_BR
dc.subjectDissonânciapt_BR
dc.subjectBorgespt_BR
dc.titleO fantástico à luz da teoria musicalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo analisar o estabelecimento do Fantástico nas narrativas à luz do conceito de Dissonância proveniente da Teoria Musical em uma analogia que nos possibilitará entender o gênero fantástico como uma dissonância harmônica no sistema dos gêneros literários. Tendo como suporte teórico as ideias de Aristóxenes, Tzvetan Todorov, Irène Bessière e Theodor Adorno, analisaremos a maneira como a narrativa fantástica surge em seu processo mimético e como a sua estruturação se opõe a uma realidade harmônica estabelecida. Para a efetiva comprovação do que é proposto, depois de uma necessária explicação sobre o Fantástico e a Música, utiliza-se o conto “O imortal”, de Jorge Luís Borges, no qual tais assertivas são confirmadas.pt_BR
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