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dc.contributor.authorCarioca, Cláudia Ramos-
dc.date.accessioned2017-06-08T13:13:01Z-
dc.date.available2017-06-08T13:13:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCarioca, C. R. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn2358-4793 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23116-
dc.descriptionCARIOCA, Cláudia Ramos. Análise descritiva dos aspectos linguísticos que prejudicam a intercompreensão dos alunos estrangeiros da UNILAB no gênero comentário. Revista de Letras, Fortaleza, v. 2, n. 34, p. 95-108, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.description.abstractMost students from the Portuguese-speaking African countries (PALOP) and East Timor have great difficulty in the mutual understanding process because, despite being the official language of their country, the Portuguese is not their mother tongue. Thus, the problem to be addressed is “What linguistic factors undermine the mutual understanding of African and East Timorese students under UNILAB?”, Given that they have great difficulty in communicating because of the Portuguese education model adopted in each country, which is usually only spoken in the classroom. Thus, this proposal aims to examine the linguistic aspects that undermine mutual understanding of foreign students UNILAB to enable the descriptive analysis under the panorama of morphosyntactic aspects, semantic-pragmatic and discourse of the Portuguese language, a sociolinguistic and discursive vision, aiming a discussion of language policy for the Portuguese. The theoretical approach is based on research Calvet (2007), Orlandi (2007), Cahen (2010) and Neves (2012), among others, that make us reflect on the status of the Portuguese language in the Portuguese-speaking community and the data were collected from the linguistic-discursive analysis of the reviews written twenty three Guinean students, made from the Interlusofonia research group corpus.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntercompreensãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPolítica linguísticapt_BR
dc.subjectIntercompreensionpt_BR
dc.titleAnálise descritiva dos aspectos linguísticos que prejudicam a intercompreensão dos alunos estrangeiros da UNILAB no gênero comentáriopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA maioria dos estudantes oriundos dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOPs) e do Timor-Leste tem muita dificuldade no processo da intercompreensão, pois, apesar de ser a língua oficial de seus países, o português não é a sua língua materna. Assim, o problema a ser abordado é “Quais fatores linguísticos prejudicam a intercompreensão dos estudantes africanos e timorenses no âmbito da UNILAB?”, tendo em vista que eles possuem muita dificuldade em se comunicar por causa do modelo de ensino do português adotado em cada país, que geralmente só é falado dentro da sala de aula. Dessa forma, esta proposta objetiva analisar os aspectos linguísticos que prejudicam a intercompreensão dos alunos estrangeiros da UNILAB de modo a possibilitar a análise descritiva, sob o panorama dos aspectos morfossintáticos, semântico-pragmáticos e discursivos da língua portuguesa, numa visão sociolinguística e discursiva, visando a uma discussão da política linguística para o português. A abordagem teórica está fundamentada nas pesquisas de Calvet (2007), Orlandi (2007), Cahen (2010) e Neves (2012), dentre outros, que nos fazem refletir sobre o estatuto da língua portuguesa na comunidade lusófona. Os dados foram coletados a partir da análise linguístico-discursiva dos comentários escritos de vinte e três estudantes guineenses, constituídos a partir do corpus do grupo de pesquisa Interlusofonia.pt_BR
dc.title.enDescriptive analysis of the linguistic aspects that undermine the intercompreension of foreign students of the unilab on text of genre commentpt_BR
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