Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Francisco Gilberto Fernandes | - |
dc.contributor.author | Caetano, Joselany Áfio | - |
dc.contributor.author | Frota, Natasha Marques | - |
dc.contributor.author | Silva, Maguida Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-07T16:57:06Z | - |
dc.date.available | 2017-06-07T16:57:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, F. G. F. et al. Use of digital applications in the medicament calculation education for nursing. Investigación Y Educacion en Enfermaria, Medellín, v. 34, n. 2, p. 297-304, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0120-5307 Printed | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23101 | - |
dc.description.abstract | Objective. To evaluate the influence of the use of digital applications in medicament calculation education for nursing students. Methods. An experimental study was developed with a sample of 100 nursing students, who were divided randomly into two groups (use of the Calculation Medicines – CalcMed application – available free on the Internet, n =50) and control (conventional method of the calculator use and pre-math skills, n =50). Both groups were assessed before and after the application of the teaching strategy through a test with ten specific questions of medicament calculations. Results. The study group showed a mean score of 8.14 versus an average of 5.02 in the control group. The average time of test execution was faster in the study group compared to the control group (15.7 versus 38.9 minutes). Conclusion. The strategy of using this application positively influences learning and enables greater security in the implementation of medicament calculations | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.publisher | Investigación Y Educacion en Enfermaria | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Use of digital applications in the medicament calculation education for nursing | pt_BR |
dc.title.alternative | Utilización de aplicativos digitales en la enseñanza del cálculo de medicamentos para enfermería | pt_BR |
dc.title.alternative | Utilização de aplicativos digitais no ensino do cálculo de medicamentos para enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo. Avaliar a influência do uso de aplicativos digitais no ensino do cálculo de medicamentos em estudantes de enfermagem. Métodos . Se desenvolveu um estudo experimental com uma amostra de 100 estudantes de enfermagem do Município de Fortaleza - CE, Brasil, os quais foram designados em forma aleatória aos grupos de estudo (utilização do aplicativo Cálculo de Medicação – CalcMed- disponível gratuitamente na Internet, n =50) y de controle (método convencional com uso da calculadora e habilidades matemáticas prévias, n =50). Ambos grupos foram avaliados antes e depois da aplicação da estratégia de ensino com uma prova de dez perguntas específicas com cálculos de medicação. Resultados. O grupo de estudo apresentou uma média de acertos de 8.14 versus media de 5.02 no grupo controle. O tempo de execução da prova foi mais rápido no grupo de e0studo comparado com o do grupo controle (15.7 minutos versus 38.9). Conclusão . A estratégia de utilizar este aplicativo influencia positivamente a aprendizagem e possibilita uma maior segurança na execução dos cálculos de medicamentos. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Objetivo. Evaluar la influencia del uso de aplicativos digitales en la enseñanza del cálculo de medicamentos en estudiantes de enfermería. Métodos . Se desarrolló un estudio experimental con una muestra de 100 estudiantes de enfermería del Municipio de Fortaleza CE, Brasil, asignados en forma aleatoria a los grupos de estudio (utilización del aplicativo Cálculo de Medicación – CalcMed- disponible gratuitamente en Internet, n =50) y de control (método convencional con uso da calculadora y habilidades matemáticas previas, n =50). Ambos grupos se evaluaron antes y después de la aplicación de la estratégia de enseñanza con un examen de diez preguntas específicas con cálculos de medicación. Resultados. El grupo de estudio presentó una media de aciertos de 8.14 versus media de 5.02 en el grupo control. El tiempo de ejecución del examen fue más rápido en el grupo de estudio comparado con el del grupo control (15.7 minutos versus 38.9). Conclusión . La estrategia en cuanto a la utilización este aplicativo influencia positivamente el aprendizaje y posibilita una mayor seguridad en la ejecución de los cálculos de medicamentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_fgfpereira.pdf | 607,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.