Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Yuri Coutinho Ismael da-
dc.contributor.authorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.date.accessioned2017-06-07T16:33:22Z-
dc.date.available2017-06-07T16:33:22Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCosta, Y. C. I.; Gomes, V. C. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23092-
dc.descriptionCOSTA, Yuri Coutinho Ismael da; GOMES, Valdemarin Coelho. Educação musical e emancipação humana: análises introdutórias e contribuições ao debate. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 3, n. 3, p. 49-67, dez. 2011.pt_BR
dc.description.abstractBased upon the marxian ontology, this paper discusses a part of the intellectual production of the journal Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) that regards the subject of the reproduction or rupture with the present social order. As so, we analyze papers selected by their positions about the relationship between capitalism and the specific field of music education. We argue that, despite the fact that those papers do present some elements of critique, they do not reach the core of the problem: the necessity of a radical overcoming of the social metabolic control system of Capital and, therefore, do not contemplate the real revolutionary possibility in marxian terms.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectRevoluçãopt_BR
dc.titleEducação musical e emancipação humana: análises introdutórias e contribuições ao debatept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrFundamentado na ontologia marxiana o texto discute parte da produção intelectual da revista da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM no que diz respeito à perspectiva de reprodução ou ruptura com a ordem social vigente. Neste sentido, analisa artigos selecionados com base nas suas posições sobre a relação entre capitalismo e o campo específico da educação musical. Conclui que, apesar de apresentarem certos elementos críticos, os trabalhados examinados não atingem o centro da questão: a superação radical da lógica do sistema de controle sociometabólico do capital e, portanto, deixam à margem a real possibilidade revolucionária nos termos marxianos.pt_BR
dc.title.enMusic education and human emancipation: introductory analyses and contributions to the debatept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_ycicostavcgomes.pdf105,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.