Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Francisco Gilberto Fernandes | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Sâmia Jucá | - |
dc.contributor.author | Caetano, Joselany Áfio | - |
dc.contributor.author | Ataíde, Márcia Barroso Camilo de | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-07T14:15:35Z | - |
dc.date.available | 2017-06-07T14:15:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Francisco Gilberto Fernandes et al. Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 21, n. 2, p. 1-7, abr./jun. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-8536 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23086 | - |
dc.description.abstract | The objective was to describe characteristics of undergraduate nursing students’ Health Education practices. A descriptive and exploratory study was undertaken between February and June 2015 at a private higher education institution in Fortaleza, state of Ceará, Brazil. Using a standardized form, 60 activities students developed in the ninth and tenth course terms were analyzed. The main educational techniques used were: lecture, educative games and association of several techniques; mainly performed in primary care 38 (63%). The general theme varied according to the health care level, but the care/treatment orientation to specific groups was more common in 25 (42%) of the educative actions. In conclusion, the Health Education practices follow an eminently preventive model, marked by the presence of the playful. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Cogitare Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Características de prácticas de educación en salud desarrolladas por estudiantes de enfermería | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivou-se descrever características de práticas de Educação em Saúde realizadas por estudantes de graduação em enfermagem.Trata-se de estudo descritivo exploratório realizado entre fevereiro e junho de 2015, em uma instituição privada de ensino superior em Fortaleza, estado do Ceará, que analisou, por meio de um formulário padronizado, 60 atividades desenvolvidas por estudantes do nono e décimo período do curso.As principais técnicas educativas utilizadas foram: palestra, jogos educativos e associação de técnicas diversas; realizadas principalmente na atenção primária 38 (63%). A temática geral variou de acordo com o nível de atenção em saúde, porém a orientação de cuidados/tratamentos a grupos específicos foi mais comum em 25 (42%) das ações educativas. Conclui-se que as práticas de Educação em Saúde seguem um modelo eminentemente preventivo, marcadas pela presença do lúdico. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | La finalidad fue describir características de prácticas de Educación en Salud desarrolladas por estudiantes de pregrado en enfermería. Fue desarrollado un estudio descriptivo exploratorio entre febrero y junio de 2015, en una institución privada de educación superior en Fortaleza, estado de Ceará, Brasil. Mediante un formulario estandarizado, fueron analizadas 60 actividades desarrolladas por estudiantes del nono y décimo período del curso. Las principales técnicas educativas utilizadas fueron: conferencia, juegos educativos y asociación de técnicas diversas; desarrolladas principalmente en la atención primaria 38 (63%). La temática general varió según el nivel de atención en salud, pero la orientación de cuidados/tratamientos a grupos específicos fue más común en 25 (42%) de las acciones educativas. Se concluye que las prácticas de Educación en Salud siguen un modelo eminentemente preventivo, marcadas por la presencia del lúdico. | pt_BR |
dc.title.en | Characteristics of nursing student's health education practices | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_fgfpereira.pdf | 167,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.