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dc.contributor.authorBilo, Bruna Bianchi-
dc.contributor.authorBarros, Lívia Moreira-
dc.contributor.authorSilva, Leonardo Alexandrino da-
dc.contributor.authorBeserra, Francisca de Melo-
dc.contributor.authorCaetano, Joselany Áfio-
dc.date.accessioned2017-06-06T14:23:22Z-
dc.date.available2017-06-06T14:23:22Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.citationBILO, B. B. et al. Estratégia educativa sobre manejo de resíduos sólidos de saúde na unidade de terapia intensiva. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 29, p. 163-171, abr./jun. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1806-1222 (I)-
dc.identifier.issn1806-1230 (e)-
dc.identifier.urihttp://ojs.unifor.br/index.php/RBPS/index http://diadorim.ibict.br/handle/1/389-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23067-
dc.description.abstractObjective: To assess the effect of an educational intervention on the knowledge of Intensive Care Unit professionals regarding medical waste. Methods: Experimental study conducted in 2015 at a public hospital of Fortaleza, Ceará, Brazil, with 41 healthcare professionals who were submitted to an educational strategy that used a flipchart on solid waste, comparing their knowledge before and after a test using a formulary adapted from the literature. The t test and binominal test were used for statistical analysis with p<0.05. Results: After the educational intervention, there was a statistically significant difference in the mean score between pre-test (19.6 ± 3.2) and post-test (24.1 ± 2.8), p=0,001.The category on common waste was the one with the highest number of errors among healthcare professionals. Conclusion: The educational strategy enhanced healthcare professionals’ knowledge on the medical waste, which may favor the reduction of occupational accidents in health care and material expenses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira em Promoção da Saúdept_BR
dc.subjectResíduos de Serviços de Saúdept_BR
dc.subjectCapacitação em Serviçopt_BR
dc.subjectUnidades de Terapia Intensivapt_BR
dc.titleEstratégia educativa sobre manejo de resíduos sólidos de saúde na unidade de terapia intensivapt_BR
dc.title.alternativeEstrategia educativa para el manejo de residuos sólidos sanitarios de la Unidad de Cuidados Intensivospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: Avaliar a ação de estratégia educativa sobre o conhecimento de profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva quanto à segregação de resíduos sólidos de saúde. Métodos: Estudo experimental desenvolvido em 2015, em um hospital público de Fortaleza, Ceará, Brasil, com 41 profissionais de saúde submetidos à estratégia educativa, com álbum seriado sobre resíduos sólidos de saúde, comparando-se seu conhecimento com a realização de pré e pós-teste em formulário adaptado da literatura. Para a análise estatística, utilizou-se teste t, binomial e p<0,05. Resultados: Com a realização da estratégia educativa, observouse diferença estatisticamente significante na média de acertos entre o pré-teste (19,6 ± 3,2) e pós-teste (24,1 ± 2,8), p=0,001. A categoria sobre os resíduos comuns foi a que teve um maior número de erros entre os profissionais de saúde. Conclusão: A estratégia educativa proporcionou o aumento do conhecimento dos profissionais sobre a segregação dos resíduos, o que poderá favorecer a redução de acidentes ocupacionais de saúde e a redução dos gastos com materiais.pt_BR
dc.title.enEducational intervention on medical waste in the Intensive Care Unitpt_BR
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