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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23067
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bilo, Bruna Bianchi | - |
dc.contributor.author | Barros, Lívia Moreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Leonardo Alexandrino da | - |
dc.contributor.author | Beserra, Francisca de Melo | - |
dc.contributor.author | Caetano, Joselany Áfio | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T14:23:22Z | - |
dc.date.available | 2017-06-06T14:23:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.citation | BILO, B. B. et al. Estratégia educativa sobre manejo de resíduos sólidos de saúde na unidade de terapia intensiva. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 29, p. 163-171, abr./jun. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-1222 (I) | - |
dc.identifier.issn | 1806-1230 (e) | - |
dc.identifier.uri | http://ojs.unifor.br/index.php/RBPS/index http://diadorim.ibict.br/handle/1/389 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23067 | - |
dc.description.abstract | Objective: To assess the effect of an educational intervention on the knowledge of Intensive Care Unit professionals regarding medical waste. Methods: Experimental study conducted in 2015 at a public hospital of Fortaleza, Ceará, Brazil, with 41 healthcare professionals who were submitted to an educational strategy that used a flipchart on solid waste, comparing their knowledge before and after a test using a formulary adapted from the literature. The t test and binominal test were used for statistical analysis with p<0.05. Results: After the educational intervention, there was a statistically significant difference in the mean score between pre-test (19.6 ± 3.2) and post-test (24.1 ± 2.8), p=0,001.The category on common waste was the one with the highest number of errors among healthcare professionals. Conclusion: The educational strategy enhanced healthcare professionals’ knowledge on the medical waste, which may favor the reduction of occupational accidents in health care and material expenses. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira em Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Resíduos de Serviços de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Capacitação em Serviço | pt_BR |
dc.subject | Unidades de Terapia Intensiva | pt_BR |
dc.title | Estratégia educativa sobre manejo de resíduos sólidos de saúde na unidade de terapia intensiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Estrategia educativa para el manejo de residuos sólidos sanitarios de la Unidad de Cuidados Intensivos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: Avaliar a ação de estratégia educativa sobre o conhecimento de profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva quanto à segregação de resíduos sólidos de saúde. Métodos: Estudo experimental desenvolvido em 2015, em um hospital público de Fortaleza, Ceará, Brasil, com 41 profissionais de saúde submetidos à estratégia educativa, com álbum seriado sobre resíduos sólidos de saúde, comparando-se seu conhecimento com a realização de pré e pós-teste em formulário adaptado da literatura. Para a análise estatística, utilizou-se teste t, binomial e p<0,05. Resultados: Com a realização da estratégia educativa, observouse diferença estatisticamente significante na média de acertos entre o pré-teste (19,6 ± 3,2) e pós-teste (24,1 ± 2,8), p=0,001. A categoria sobre os resíduos comuns foi a que teve um maior número de erros entre os profissionais de saúde. Conclusão: A estratégia educativa proporcionou o aumento do conhecimento dos profissionais sobre a segregação dos resíduos, o que poderá favorecer a redução de acidentes ocupacionais de saúde e a redução dos gastos com materiais. | pt_BR |
dc.title.en | Educational intervention on medical waste in the Intensive Care Unit | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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