Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23031
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Das pedagogias do aprender a aprender à inovação da aula universitária: a didática sob a lógica do mercado |
Título en inglés: | From the learning to learn pedagogies to the innovative university class: didactics under the market logic |
Autor : | Lima, Marteana Ferreira de |
Palabras clave : | Docência;Formação humana;Emancipação |
Fecha de publicación : | 2009 |
Editorial : | Revista Eletrônica Arma da Crítica |
Citación : | Lima, M. F. (2009) |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo discute a relação entre as pedagogias do aprender a aprender e a proposta afeta à inovação da aula universitária, compreendendo-os como mecanismos de adaptação da formação humana às necessidades impostas pela sociabilidade capitalista no contexto de crise estrutural. Enquanto a primeira abordagem está vinculada à aprendizagem do aluno, buscando uma adaptação deste às transformações em curso no mercado movido pelo capital, a segunda focaliza a atuação docente, dando destaque às formulações que operam rupturas com as práticas tradicionais, inaugurando ações didático-pedagógicas voltadas à cotidianidade. Examina o significado da docência em ambas as abordagens, destacando uma clara vinculação das suas propostas a uma imersão no cotidiano alienado, através da valorização do senso comum e do recuo da teoria. Comparando a visão de docência apresentada nesses dois fenômenos à concepção vigotskiana, observa que a centralidade do processo de apropriação do conhecimento sistematizado na teoria de Vigotski acerca da docência é diametralmente oposta às concepções subjacentes às pedagogias do aprender a aprender e à proposta de inovação da aula universitária, considerando o fato de essas últimas secundarizarem os processos de transmissão do conhecimento sistematizado e indicarem práticas em cujo cerne reinaria a ação espontânea dos sujeitos. Examina a concepção de práxis docente elaborada por Saviani e a relação educação e emancipação, conforme Tonet. Indica, em suma, os princípios fundamentais da atividade educativa com caráter de emancipação e avalia o significado das abordagens examinadas, destacando o papel de entrave que estas assumem em relação à práxis docente comprometida com a emancipação humana, uma vez que não obstaculizam a objetivação de tais princípios. |
Abstract: | The article discusses the connection between the learning to learn pedagogies and the proposal relative to the innovative university class, both understood as means of adapting human development to the needs of capitalist society in the context of its structural crisis. While the first approach is linked to the learning process, seeking to adjust the student to capital imposed market ongoing transformations; the latter focuses upon the teacher’s action, breaking apart with traditional practices, and emphasizing, on the contrary, procedures centered upon the dimension of the day to day dimension within the pedagogical process. It also analyzes the teacher’s role in the scope of both propositions, pointing out their clear association to the scope of alienated dailiness, attaching importance to commonplace values in place of theoretical advancements. It is indicated, moreover, that this sort of ideas goes radically against Vigotski’s view of teaching, as centered upon the process of knowledge appropriation. In fact, it is asserted that both approaches fail to impart value to the act of transmitting systematized knowledge, stressing, instead, those practices which bring to light the students’ spontaneous acts. Based upon Saviani’s concept of teaching praxis, on the one hand, and Tonet’s understanding of education and emancipation relationship, on the other, it underlines, in brief, the foundations of the two above mentioned approaches, highlighting the obstacles put by them both, to an educational praxis committed to human emancipation. |
Descripción : | LIMA, Marteana Ferreira de. Das pedagogias do aprender a aprender à inovação da aula universitária: a didática sob a lógica do mercado. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 95-110, jan. 2009. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23031 |
ISSN : | 1984-4735 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_art_mflima.pdf | 179,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.