Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Júlio Wilson | - |
dc.contributor.author | Valente, José Armando | - |
dc.contributor.author | Freitas, Daniel Barros de | - |
dc.contributor.author | Martins, Daniel Gadelha | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T16:55:38Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T16:55:38Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | Ribeiro, J. W.; Valente, J. A.; Freitas, D. B.; Martins, D. G.; Santos, M. J. C. (2008) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22686 | - |
dc.description | RIBEIRO, Júlio Wilson; VALENTE, José Armando; FREITAS, Daniel Barros de; MARTINS, Daniel Gadelha; SANTOS, Maria José Costa dos. Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO USP-SP, 1, 2008, São Paulo. Anais ... São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2008, 10p. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) | pt_BR |
dc.subject | Currículo de Ciências | pt_BR |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Experimentação Científica | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | São questionados cenários da fragilidade do ensino médio brasileiro nas áreas de ciências e reflexos decorrentes na escola. Para reverter o quadro, se promove uma reflexão, argumentando que o uso das TIC e laboratório de experimentação científica podem ser trabalhados, adotando-se novos olhares pedagógicos. Porém, tais estratégias para serem implantadas na escola demandariam mudanças nas propostas curriculares, visando se adequar novos cenários educacionais. Para obter um relato de experiência, foi concebida e realizada uma formação a distância, para professores-alunos da rede escolar cearense, objetivando promover mudanças de visão pedagógica, através de uma aplicação relacionada ao uso em sala de aula do computador como ferramenta de auxílio pedagógico à realização de práticas laboratoriais de ciências e integração de atividades de ciências. Para tanto, foram disponibilizados conteúdos de eletricidade, via o AVA TELEDUC/PUC-SP, onde ocorreu um processo de aprendizagem telecolaborativa. Num momento final da formação, foi promovida a realização de uma atividade presencial de experimentação científica, tratando do tema circuitos de resistores elétricos. Equipes de professoresalunos executaram os procedimentos experimentais colaborativamente, onde foram vivenciadas e maturadas situações de aprendizagem significativa. Finalmente um software educacional de simulação foi utilizado interativamente e reproduziu as situações de aprendizagem anteriormente trabalhadas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_dgmartins.pdf | 154,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.