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dc.contributor.authorVarela, Aida Varela-
dc.contributor.authorBarbosa, Marilene Lobo Abreu-
dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.date.accessioned2017-05-03T12:57:06Z-
dc.date.available2017-05-03T12:57:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Humanismo e tecnologia na perspectiva da competência informacional e midiática. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 280-300, jan./jul. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-6949-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22625-
dc.description.abstractThe article analyzes the technological advances in the framework of information and communication in contemporary society, with emphasis on the new technological resources of massmedia and its appropriation by the social subject, highlighting the Brazilian context. On the above, the objective of this work, is to reflect about the contradictions between the complex organization of knowledge, considering the various formats and structures provided by the massmedia, and the lack of proficiency of the individual to understand, adapt and transform knowledge. It presents some results of studies conducted on the subject in question, by members of the research group Information Science: Cognition, Mediation and Construction of Knowledge (COGNICIC), from 2010 to 2015. The research results showed that teachers and students didn’t reach a satisfactory level of mastery of skills, digital competences and informational necessary for their use, management and reflective use at school and in society; and also that management problems and lack of school structure and multimedia laboratories have hindered the process of incorporating technology in the classroom and training teachers as multipliers. These results reiterate the argument defended by the COGNICIC that the development of skills and reading skills is a prerequisite for access and participation in collaborative networks of knowledge construction. In theory, overcoming the lag framework will occur if they are designed and implemented educational projects that enhance the formation of critical subjects, creative and protagonists of their autonomy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectCompetência midiáticapt_BR
dc.subjectMassmediapt_BR
dc.subjectLeitura-Proficiênciapt_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectTechnological competencept_BR
dc.subjectMassmediapt_BR
dc.subjectReadingproficiencypt_BR
dc.subjectHumanismpt_BR
dc.titleHumanismo e tecnologia na perspectiva da competência informacional e midiáticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo contextualiza os avanços tecnológicos no âmbito da informação e comunicação na sociedade contemporânea, com ênfase nos novos recursos tecnológicos dos massmedia e sua apropriação pelo sujeito social, destacando-se o cenário brasileiro. Diante do exposto, objetivou-se, neste trabalho, refletir sobre as contradições entre a organização complexa do conhecimento, considerando os vários formatos e estruturas, proporcionados pela massmedia e a falta de proficiência do indivíduo para compreender, apropriar-se e transformar o conhecimento. Apresentam-se alguns resultados de estudos desenvolvidos sobre o tema em questão, por membros do grupo de pesquisa Ciência da Informação: Cognição, Mediação e Construção do Conhecimento (COGNICIC), no período de 2010 a 2015. Os resultados de pesquisa evidenciaram que professores e alunos demonstraram não ter atingido o nível satisfatório de domínio de habilidades e competências digitais e informacionais necessárias ao seu manejo, gestão e uso reflexivo no ambiente escolar e na sociedade; e, ainda, que problemas gerenciais e a falta de estrutura da escola e dos laboratórios multimídias vêm dificultando o processo de incorporação de tecnologias na sala de aula e de capacitação de professores como multiplicadores. Tais resultados reiteram o argumento defendido pelo grupo COGNICIC de que o desenvolvimento de competências e habilidades em leitura é pré-requisito para o acesso e participação nas redes colaborativas de construção do conhecimento. Em tese, a superação deste quadro de defasagem ocorrerá, caso sejam concebidos e executados projetos pedagógicos, que potencializem a formação de sujeitos críticos, criativos e protagonistas de sua autonomia.pt_BR
dc.title.enHumanism and technology in perspective of information literacy and massmediapt_BR
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