Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Silvia Helena Belmino-
dc.contributor.authorCarvalho, Alissa Cendi Vale de-
dc.date.accessioned2017-05-02T18:19:30Z-
dc.date.available2017-05-02T18:19:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCarvalho, A. C. V.; Freitas, S. H. B. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22613-
dc.descriptionCARVALHO, Alissa Cendi Vale de. A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representações sociais da cidade-sede no jornalismo local. 2017. 207f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectConsumo (Economia) - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectJornalismo - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectCommodity citypt_BR
dc.titleA(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representações sociais da cidade-sede no jornalismo localpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA dissertação teve por objetivo investigar as representações sociais de Fortaleza como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, que foram produzidas, reforçadas ou transformadas pelo jornalismo local. Para tanto, a pesquisa articulou dois grandes eixos teóricos: no primeiro capítulo, tratou-se do conceito de representações sociais da Psicologia Social e da sua articulação com a construção social da realidade, que é associada também ao discurso jornalístico; no segundo capítulo, abordou-se a cidade-mercadoria, modelo de gestão de cidades do século XXI, contextualizando a cidade de Fortaleza como sede do megaevento e a associação deste com a promoção de lugares. A metodologia utilizada foi a categorização temática dos atributos e das regiões da cidade presentes em 114 textos informativos publicados nos dois principais jornais de Fortaleza, O Povo e Diário do Nordeste, além de procedimentos da análise de discurso crítica de Norman Fairclough (2001; 2012). Os textos foram colhidos em semanas alternadas, durante junho e julho de 2014 (segunda e quarta semanas de junho, primeira e terceira semana de julho). Concluiu-se que o discurso do jornalismo local construiu e fez circular representações de Fortaleza como o ambiente ideal para a Copa do Mundo, por seu povo hospitaleiro e animado; de uma cidade que consegue superar seus problemas infraestruturais cotidianos para receber seus visitantes.pt_BR
dc.title.enFortaleza(s) of the World Cup: social representantions of the host city in local jornalismpt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_acvcarvalho.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.