Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22607
Type: | Dissertação |
Title: | Formação inicial do pedagogo e a experiência no pibid educação inclusiva na UFC: saberes, práticas e vivências |
Title in English: | Initial training of the pedagogue and the experience in pibid inclusive education in the UFC: knowledge, practices and living |
Authors: | Maranhão, Ana Larisse do Nascimento |
Advisor: | Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Keywords: | Educação Inclusiva;Formação de Professores;PIBID;Inclusive Education;Teacher training |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Maranhão, A. L. M.; Gomes, A. L. L. (2017) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho se fundamenta na proposta inclusiva como perspectiva educacional, que visa possibilitar o acesso a uma educação ampla para alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Destaca-se nesse universo a formação inicial do professor pedagogo que desenvolverá um papel importante no contexto da escola inclusiva. Neste aspecto, o Pibid, subprojeto Educação Inclusiva, é foco de análise desta investigação, posto que permite a articulação entre universidade e escola pública na formação de futuros educadores numa perspectiva inclusiva. Desse modo, a pesquisa objetivou evidenciar elementos preponderantes de consolidação da formação inicial de pedagogos para atuar no ensino inclusivo, entre saberes, práticas e vivências decorrentes da experiência do Pibid, subprojeto Educação Inclusiva e a matriz curricular do curso de Pedagogia. O referencial teórico se apoia nos conceitos de Educação Inclusiva e Formação de Professores e nas discussões acerca dos paradigmas da educação inclusiva. Fundamenta-se também nos estudos que dissertam sobre a formação de professores, o desenvolvimento de uma profissionalidade docente crítica e reflexiva, a partir da interação teoria e prática. Utilizou-se como aspectos metodológicos norteadores o estudo de caso numa abordagem qualitativa de pesquisa. Definiu-se como campo de estudo a Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia. Coletou-se os dados por meio da análise documental, e aplicação de uma entrevista semiestruturada. Elegeu-se como sujeitos, alunos e egressos do curso de Pedagogia da UFC que participaram do Pibid, subprojeto Educação Inclusiva. Verificou-se que os bolsistas e ex-bolsistas desenvolveram múltiplos saberes em sua formação inicial, estes advindos principalmente da experiência no Pibid. Observou-se os saberes de experiência como principal articulador entre teoria e prática na formação dos sujeitos desta pesquisa. Conclui-se que a participação no projeto Pibid – Subprojeto de Educação Inclusiva constitui-se como principal eixo de formação inicial docente, por oferecer suporte para a promoção de uma identidade docente crítica e reflexiva, o que colabora para uma prática inclusiva. |
Abstract: | This work is based on the inclusive proposal as an educational perspective, which aims to provide access to a broad education for students with disabilities, global developmental disorders, high skills and giftedness. The initial formation of the pedagogical teacher who will play an important role in the context of the inclusive school stands out in this universe. Inthis aspect, the Pibid, an Inclusive Education subproject, is the focus of this research, since it allows the articulation between university and public schoolin the formation of future educators in an inclusive perspective. In this way, the research aimed to highlight elements of consolidation of the initial formation of pedagogues to act in inclusive education, between knowledge, practices and experiences resulting from the experience of the Pibid, subproject Inclusive Education and the curriculum matrix of the Pedagogy course. The theoretical framework is based on the concepts of Inclusive Education and Teacher Training and on the discussions about the paradigms of inclusive education. It is also based on the studies that teach about the formation of teachers, the development of a critical and reflective teaching professional, from the interaction theory and practice. The case study was used as a guiding methodological approach in a qualitative research approach. The Federal University of Ceará, Faculty of Education, Pedagogy Course was defined as a field of study. The data were collected through documentary analysis, and the application of a semi-structured interview. He was chosen as subjects, students and graduates of the Pedagogy course of the UFC that participated in the Pibid, subproject Inclusive Education. It was verified that the scholarship holders and ex-scholarship holders developed multiple knowledge in their initial formation, these coming mainly from the experience in the Pibid. The knowledge of experience as the main articulator between theory and practice in the formation of the subjects of this research was observed. It is concluded that participation in the project Pibid -Subproject of Inclusive Education constitutes the main axis of initial teacher training, as it offers support for the promotion of a critical and reflective teaching identity, which contributes to an inclusive practice. |
Description: | MARANHÃO, Ana Larissa do Nascimento. Formação inicial do pedagogo e a experiência no PIBID educação inclusiva na UFC: saberes, práticas e vivências. 2017. 132f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22607 |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_alnmaranhao.pdf | 8,51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.