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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação em um centro de informação e assistência toxicológica localizado na cidade de Fortaleza, Ceará
Título em inglês: Evaluation in an information and toxicological assistance center located in the city of Fortaleza, Ceará
Autor(es): Nogueira, Rachel Rabay
Orientador: Gondim , Ana Paula Soares
Palavras-chave: Avaliação de Serviços de Saúde;Pesquisa Qualitativa;Modelos Estatísticos;Toxicologia;Envenenamento
Data do documento: 31-Mai-2016
Citação: NOGUEIRA, R. R. Avaliação em um centro de informação e assistência toxicológica localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O elevado número de casos de acidente por animais peçonhentos e de intoxicação exógena exige, cada vez mais, que os serviços especializados na assistência e controle desses eventos toxicológicos estejam qualificados para desenvolver suas ações. Acredita-se que a avaliação seja um instrumento capaz de revelar as reais condições desses serviços, fornecendo subsídios para reconhecer suas fragilidades e aprimorá-los. O presente estudo objetivou avaliar o serviço de um Centro de Informação e Assistência Toxicológica, localizado em um hospital terciário na cidade de Fortaleza, Ceará, considerando os elementos que interferem na atuação de seus trabalhadores, como aspectos estruturais, humanos e organizacionais. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com abordagem qualitativa, que empregou o modelo lógico. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho de 2014 a outubro de 2015, por meio de observação não participante, análise documental, questionário e entrevista realizados com os profissionais do serviço. A análise dos dados ocorreu através do modelo lógico e para as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Observou-se que a área física do Centro é insatisfatória para acomodar os recursos humanos e materiais. Não há espaço disponível para o atendimento direto ao usuário, interferindo na qualidade do atendimento. Foi evidente que, em geral, o Centro é envolvido no suporte a pacientes expostos a agentes tóxicos e/ou intoxicados atendidos no hospital, entretanto, algumas vezes esse envolvimento não ocorre devido à falta comunicação entre a sua equipe e outras do hospital. Isso é agravado pela inexistência de um protocolo de atendimento padronizado e compartilhado com todos os profissionais envolvidos no atendimento ao paciente. Verificou-se que os trabalhadores do referido serviço utilizam dois diferentes Sistemas de Informação para gerar informação epidemiológica, mas não a utilizam para planejar suas ações. Considerando a realidade encontrada, concluiu-se que a reorganização do processo de trabalho merece atenção especial e pode contribuir para maior produtividade dos seus trabalhadores, uma vez que muitos dos problemas encontrados resultaram da falta de planejamento dos processos organizacionais. Além disso, a comunicação entre a equipe do Centro com as outras do hospital deve ser fortalecida, visando a assistência integral e adequada ao paciente. É imprescindível, ainda, trabalhar o entendimento dos trabalhadores acerca do uso da informação epidemiológica no gerenciamento e programação de suas atividades.
Abstract: The high number of accidents involving venomous animals and exogenous intoxication increasingly requires that specialized services in the care and control of these toxicological events are qualified to carry out their actions. It is believed that evaluation is an instrument capable of revealing the real conditions of these services, providing subsidies to recognize their weaknesses and improve them. The present study aimed to evaluate the service of a Toxicological Information and Assistance Center, located in a tertiary hospital in the city of Fortaleza, Ceará, considering the elements that interfere in the performance of its workers, such as structural, human and organizational aspects. It is an evaluative research, with a qualitative approach, that used the logical model. Data collection occurred between July 2014 and October 2015, through non-participant observation, documentary analysis, questionnaire and interview with the professionals of the service. Data analysis was performed through the logistic model and the content analysis was used for the interviews. It was noted that the physical area of ​​the Center is unsatisfactory to accommodate human and material resources. There is no space available for direct customer service, interfering with the quality of the service. It was evident that, in general, the Center is involved in supporting patients exposed to toxic and / or intoxicated agents attended at the hospital, however, sometimes this involvement does not occur due to lack of communication between their staff and others at the hospital. This is exacerbated by the lack of a standardized and shared care protocol with all the professionals involved in patient care. It was verified that the workers of this service use two different Information Systems to generate epidemiological information, but do not use it to plan their actions. Considering the reality found, it was concluded that the reorganization of the work process deserves special attention and may contribute to higher productivity of its workers, since many of the problems found resulted from the lack of planning of the organizational processes. In addition, the communication between the Center staff and the hospital staff should be strengthened, aiming at the integral and adequate care of the patient. It is also essential to work the workers' understanding of the use of epidemiological information in the management and scheduling of their activities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22604
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