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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nuernberg, Enrique Gomes | - |
dc.contributor.author | Ensslin, Sandra Rolim | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Thuine Lopes | pt_BR |
dc.contributor.author | Valmorbida, Sandra Mara Lesbik | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-07T14:27:26Z | - |
dc.date.available | 2017-04-07T14:27:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | NUERNBERG, Enrique Gomes; ENSSLIN, Sandra Rolim; CARDOSO, Thuine Lopes; VALMORBIDA, Sandra Mara Iesbik. Gestão universitária: identificação e análise dos indicadores utilizados na literatura. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.3, p.29-52, set./dez. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22485 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the indicators used in the literature to evaluate the university management. National and international scientific publications were selected through ProKnow-C, in the period 1987-2015, and identified the existence of 24 articles (11 national and 13 international), which addressed the university management using performance indicators. This is a descriptive study with a qualitative approach. The results show: (i) a total of 354 indicators (80% in the literature), grouped into four dimensions; (ii) 83% measure nonfinancial aspects; (iii) management accounts for 42% of the indicators predominating financial aspects; (iv) teaching concentrates 33% of the indicators, with most of the nonfinancial aspects; (v) the extension dimension is represented by a few indicators, especially in the national literature; (vi) most indicators of research involves measuring the dissemination of research; and (vii) there is a lack of indicators to monitor the realization of organizational strategies and that give account to judge the achievement of the goals set by universities. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Carlos Adriano Santos Gomes | pt_BR |
dc.subject | Gestão Universitária | pt_BR |
dc.subject | Publicações científicas - Indicadores | pt_BR |
dc.title | Gestão universitária: identificação e análise dos indicadores utilizados na literatura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo objetivou analisar os indicadores utilizados na literatura para avaliar a gestão universitária. As publicações científicas nacionais e internacionais foram selecionadas por meio do ProKnow-C, no período de 1987 a 2015, e identificou-se a existência de 24 artigos (11 nacionais e 13 internacionais), que abordavam a gestão universitária, utilizando indicadores de desempenho. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam: (i) um total de 354 indicadores (80% na literatura internacional), agrupados em quatro dimensões; (ii) 83% mensuram aspectos não financeiros; (iii) a dimensão Gestão concentra 42% dos indicadores predominando aspectos financeiros; (iv) a dimensão Ensino concentra 33% dos indicadores, sendo a maioria dos aspectos não financeiros; (v) a dimensão Extensão é representada por poucos indicadores, especialmente na literatura nacional; (vi) a maioria dos indicadores da Pesquisa envolve a mensuração da divulgação da pesquisa; e, (vii) há carência de indicadores que acompanhem a materialização das estratégias organizacionais e que deem conta de julgar o alcance das metas estabelecidas pelas universidades. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este estudio tuvo como objetivo analizar los indicadores utilizados en la literatura para evaluar la gestión de las universidades. Publicaciones científicas nacionales e internacionales fueron seleccionados a través ProKnow-C, en el período de 1987 a 2015, e identificaron la existencia de 24 artículos (11 nacionales y 13 internacionales), que se dirigió a la gestión universitaria a través de indicadores de desempeño. Se trata de un estudio descriptivo con un enfoque cualitativo. Los resultados muestran: (i) un total de 354 indicadores (80% en la literatura), agrupados en cuatro dimensiones; (ii) 83% miden aspectos no financieros; (iii) la dimensión del gestión 42% de los indicadores que predominan los aspectos financieros; (iv) la enseñanza se concentra el 33% de los indicadores, con la mayoría de los aspectos no financieros; (v) la dimensión de extensión está representada por un par de indicadores, especialmente en la literatura nacional; (vi) la mayoría de los indicadores de la investigación consiste en la medición de la difusión de la investigación; y (vii) hay una falta de indicadores para supervisar la realización de las estrategias de organización y que dan cuenta de juzgar el logro de los objetivos establecidos por las universidades. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas |
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