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dc.contributor.authorBatista, Antonio Barbosa-
dc.contributor.authorBruni, Adriano Leal-
dc.contributor.authorCruz, Naiana Vasconcelos Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-07T14:26:31Z-
dc.date.available2017-04-07T14:26:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBATISTA, Antonio Barbosa; CRUZ, Naiana Vasconcelos Silva; BRUNI, Adriano Leal. Fatores determinantes do nível de divulgação ambiental nas maiores transnacionais brasileiras em 2014 segundo a Fundação Dom Cabral. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.3, p.140-161, set./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22483-
dc.description.abstractThis study analyzes which variables can influence the environmental divulgation level among the 52 largest Brazilian transnational organizations in 2014, according to the Dom Cabral Foundation. This is an exploratory-descriptive and documentary study, with a quantitative approach, whose data collection was based on the sustainability annual reports and reference forms published in the period from 2013 to 2014 by the analyzed organizations and published on the site of BM & FBOVESPA and its institutional sites. Multiple linear regression was used for data analysis. The results showed that the internationalization degree is a significant factor for the environmental divulgation level, confirming the point of view that the greater the existing Transnationality ties, the greater the companies' search for alternatives capable of establishing guarantees related to the strengthening of relations with its stakeholders. However, aspects such as size, indebtedness, activity sector and performance were not relevant.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCarlos Adriano Santos Gomespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Ecológicopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleFatores determinantes do nível de divulgação ambiental nas maiores transnacionais brasileiras em 2014 segundo a Fundação Dom Cabralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo analisa que variáveis podem influenciar o nível de divulgação ambiental junto as 52 maiores organizações transnacionais brasileiras, em 2014, segundo a Fundação Dom Cabral. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo e documental, de abordagem quantitativa, cujo levantamento de dados, se deu a partir dos relatórios anuais, de sustentabilidade e formulários de referência publicados no período de 2013 a 2014 pelas organizações analisadas e divulgados junto ao site da BM&FBOVESPA e nos seus sítios institucionais. Utilizou-se a regressão linear múltipla para análise dos dados. Os resultados demonstraram que o grau de internacionalização é fator significativo para o nível de divulgação ambiental, confirmando-se a visão de que quanto maior os laços de Transnacionalidade existentes, maiores são a busca das empresas por alternativas capazes de estabelecer garantias relacionadas ao fortalecimento das relações com seus stakeholders. No entanto, aspectos tais como: tamanho, endividamento, setor de atividade e desempenho não apresentaram relevância.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio analiza las variables que pueden influir en el nivel de divulgación ambiental a las 52 mayores organizaciones transnacionales brasileñas en 2014, según la Fundación Dom Cabral. Este es un estudio exploratorio-descriptivo y documental con un enfoque cuantitativo, cuyos datos de la encuesta fue dada a partir de los informes anuales de las formas, de sostenibilidad y de referencia publicados desde 2013 hasta 2014 por las organizaciones analizadas y difundidas en el sitio BM & FBOVESPA y sus sitios institucionales. Se utilizó la regresión lineal múltiple para analizar los datos. Los resultados mostraron que el grado de internacionalización es un factor significativo en el nivel de divulgación del medio ambiente, lo que confirma la opinión de que los mayores son los lazos existentes transnacionalidad, mayores serán las empresas de búsqueda de alternativas capaces de establecer garantías relacionadas con el fortalecimiento de las relaciones con sus grupos de interés. Sin embargo, aspectos como el tamaño, el apalancamiento, sector de actividad y el rendimiento no mostraron ninguna relevancia.pt_BR
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