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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22480
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Martins-Silva, Priscilla de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva Junior, Annor da | - |
dc.contributor.author | Silva, Camila Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-07T14:25:16Z | - |
dc.date.available | 2017-04-07T14:25:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS-SILVA, Priscilla de Oliveira; SILVA, Camila Santos; SILVA JUNIOR, Annor da. As competências dos administradores: seu processo de formação e as exigências do mercado de trabalho. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.2, p.111-142, mai./ago. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22480 | - |
dc.description.abstract | It was investigated the point of view of business managers registered at the Regional Administration Board at Espírito Santo state (RAB/ES) about individual competences for work and professional practice. It was used the fifteen competences identified by Sant´Anna; Moraes and Kilimnik (2005) as a reference. It was investigated two complementary perspectives on competences: the development process of competences and labor market required competences. The research was characterized as an intersectional survey and data were collected through questionnaire. The results indicate that the fifteen individual competences are demanded in great scale by labor market according to all respondents surveyed. Regarding the development process of competences, it turns out that much of the educational level (formal education) and life experience (non-formal and informal education) contribute to competences’ development, but life experience contributes more significantly. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Carlos Adriano Santos Gomes | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional - Brasil | pt_BR |
dc.title | As competências dos administradores: seu processo de formação e as exigências do mercado de trabalho | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Investigou-se o ponto de vista dos administradores inscritos no Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA/ES) sobre as competências individuais voltadas para o trabalho e para o exercício profissional. Utilizaram-se as quinze competências profissionais identificadas por Sant´Anna; Moraes e Kilimnik (2005) como referência. Sobre a competência investigou-se duas perspectivas complementares: o processo de formação de competências e as competências requeridas pelo mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa do tipo survey interseccional, com dados coletados por meio de questionário. Os resultados indicam que na visão dos respondentes todas as quinze competências individuais investigadas são demandadas em grande escala pelo mercado de trabalho. Em relação ao processo de formação das competências, verifica-se que tanto a formação educacional de nível superior (educação formal) quanto à experiência de vida (educação informal e não formal) contribuem para o desenvolvimento das competências, porém, a experiência de vida contribui de forma mais significativa. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Hemos investigado el punto de vista de los administradores registrados en el Consejo Regional del estado de Espírito Santo (CRA/ES) sobre las competencias individuales para el trabajo y la práctica profesional. Se utilizaron las quince competencias profesionales identificadas por Santa Ana; Kilimnik y Moraes (2005). Sobre competencia se investigaron dos perspectivas complementarias: la formación de competencias y las competencias requeridas por el mercado de trabajo. Se realizó una encuesta interseccional y los datos fueron recolectados vía cuestionarios. Los resultados indican que para los entrevistados las quince competencias individuales son requeridas a gran escala por el mercado de trabajo. En relación al proceso de formación de competencias, se encontró que tanto la formación educativa en el nivel superior (educación formal) y la experiencia de la vida (educación informal y no formal) contribuyen al desarrollo de competencias, sin embargo, la experiencia de vida contribuye más significativamente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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