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dc.contributor.authorCosteski, Evanildo-
dc.date.accessioned2017-03-20T11:23:22Z-
dc.date.available2017-03-20T11:23:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCosteski, E. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22246-
dc.descriptionCOSTESKI, Evanildo. A presença de Feuerbach na lógica da filosofia de Eric Weil. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 6, p. 130-137, jan./ago. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThe presence of Feuerbach in the Category of God of Logique de la Philosophie (1950) by Eric Weil was discussed by interpreters of weiliana philosophy since 1970. In fact, it cannot be denied in principle such influence. Both Feuerbach and for Weil, God is a projection of man and theology is nothing more than anthropology. However, this does not mean that there are not differences between the position of Feuerbach and the Weil. Admittedly, to Eric Weil, the finite produces infinity, but this does not denote that the infinite is reduced to finite, like Feuerbach advocate. The discourse on God reveals an infinite sense, not fully grasped by finite man. What matters to Weil is the idea of freedom present in all human discourse, even in theological discourse. Therefore, the theological discourse cannot simply be ignored by philosophy.This article aims precisely highlight the similarities and differences of idea of God in Weil in relation to Feuerbach.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectCategoriapt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.titleA presença de Feuerbach na lógica da filosofia de Eric Weilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presença de Feuerbach na Categoria de Deus da Logique de la Philosophie (1950) de Eric Weil foi discutida pelos principais intérpretes da filosofia weiliana desde os anos 1970. De fato, não se pode negar em princípio tal influência. Tanto para Feuerbach como para Weil, Deus é uma projeção do homem e a teologia nada mais é que antropologia. Entretanto, isso não significa que não existem diferenças entre a posição de Feuerbach e a de Weil. É certo que, para Eric Weil, o finito produz o infinito, mas isso não denota que o infinito se reduz ao finito, tal qual defende Feuerbach. O discurso sobre Deus revela um Sentido infinito, não apreendido totalmente pelo homem finito. O que importa para Weil é a ideia de liberdade presente em todos os discursos humanos, inclusive no discurso teológico. Por isso, o discurso teológico não pode simplesmente ser ignorado pela filosofia. O presente artigo almeja destacar justamente as semelhanças e diferenças da posição da ideia de Deus em Weil em relação à concepçãode Feuerbach.pt_BR
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