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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21844
Tipo: | Tese |
Título: | Juvenal Galeno e suas canções populares: reflexo do propósito educacional romântico sob os auspícios do espiritualismo eclético (1836 - 1889) |
Título em inglês: | Juvenal Galeno and its popular songs: reflection of the romantic educational purpose under the spirits of eclectical spiritualism (1836 - 1889) |
Autor(es): | Andrade Filho, João Batista de |
Orientador: | Rodrigues, Rui Martinho |
Palavras-chave: | Galeno, Juvenal, 1836-1931 – Lendas e Canções Populares - Crítica e interpretação;Filosofia francesa;Ecletismo - Brasil, Império;Popular Songs;Eclectic Spiritualism |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | Andrade Filho, J. B.; Rodrigues, R. M. (2016) |
Resumo: | Anseios por fazer do Brasil uma nação impulsionaram a formação de setores médios intelectualizados capazes de conduzir o ideal formativo humano necessário ao chamado projeto civilizatório brasileiro no século XIX. A historiografia brasileira registra, para o período, diversos casos e ações de intelectuais e grupos, que coadunam bem com o que se pode chamar de exercício intelectual como atitude política. Mas, há casos em que o exercício intelectual configurava-se também como atitude eminentemente educativa, dado que o ideal de nacionalidade perseguido era impresso pelos códigos civilizatórios somente alcançáveis pelos processos formativos, sendo estes a imprensa ou a escola. Notemos que o período do qual tratamos, aqui delimitado a partir de fins da Regência, registra diversas forças que se contrapunham. Dentre aquelas pautadas nas novas ideias cujos matizes se encontravam na Ilustração, ressaltamos a vertente romântica fortemente influenciada pelo Espiritualismo Eclético, corrente filosófica francesa estabelecida por Victor Cousin. Intelectuais românticos brasileiros, advogando a defesa das ideias cousinianas puderam estabelecer um debate com o tradicionalismo alegando a necessidade de construção da Pátria, a partir da instituição de sua educação, sua cultura, incluindo-se aí a literatura, notadamente a poesia, e, principalmente, de sua história. Pode-se dizer, portanto, que alguns desses intelectuais delegaram a si mesmos uma missão social e pedagógica porque, no referido projeto de pátria, tinham nítida a compreensão da necessidade de forja do novo homem com uma nova mentalidade, desenredada da mentalidade colonialista. Desenvolveram, portanto, a figura do intelectual educador bem caracterizado como escritor de missão. Diversos foram os intelectuais e suas defesas, porém, sabe-se que o ideal de educação romântica, pautada no Espiritualismo Eclético, fez parte da tônica e dos desejos de todos que se lançaram nessa missão. O poeta e folclorista Juvenal Galeno, com sua literatura, em forma de canções populares, está muito bem caracterizado como o intelectual que compartilhou dessa mentalidade e que, portanto, fez da literatura sua missão educadora. |
Abstract: | Anxieties for making Brazil a nation have boosted the formation of intellectualized middle sectors capable of conducting the human formative ideal necessary for the so - called Brazilian civilizational project in the nineteenth century. The Brazilian histori ography records, for the period, several cases and actions of intellectuals and groups, which go well with what can be called an intellectual exercise as a political attitude. But there are cases in which the intellectual exercise was also an eminently edu cational attitude, given that the ideal of nationality pursued was imprinted by the civilizational codes only achievable by the formative processes, being these the press or the school. It should be noted that the period we are dealing with, here delimited from the ends of the Regency, registers several opposing forces. Among those based on the new ideas whose nuances were in the Illustration, we emphasize the romantic side strongly influenced by the Eclectic Spiritualism, French philosophical current estab lished by Victor Cousin. Brazilian romantic intellectuals, advocating the defense of Cousin's ideas, were able to establish a debate with traditionalism, alleging the need to construct the homeland, from the institution of its education, its culture, inclu ding literature, notably poetry, and, above all, , Of its history. It can be said, therefore, that some of these intellectuals delegated to themselves a social and pedagogical mission because in the said project of country they had a clear understanding of the forging of the new man with a new mentality, unraveled from the colonialist mentality. They developed, therefore, the figure of the intellectual educator well characterized like writer of mission. Many were the intellectuals and their defenses, howeve r, it is known that the ideal of romantic education, based on Eclectic Spiritualism, was part of the tonic and desires of all who launched this mission. The poet and folklorist Juvenal Galeno, with his literature, in the form of popular songs, is very well characterized as the intellectual who shared this mentality and who, therefore, made of literature its educative mission. |
Descrição: | ANDRADE FILHO, João Batista. Juvenal Galeno e suas canções populares: reflexo do propósito educacional romântico sob os auspícios do espiritualismo eclético (1836 – 1889). 2016. 220f. - Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21844 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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