Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarrocas, Amélia Landim-
dc.contributor.authorSilveira, Camila Barrocas-
dc.date.accessioned2017-01-26T15:05:44Z-
dc.date.available2017-01-26T15:05:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARROCAS, Amélia Landim; SILVEIRA, Camila Barrocas. Avaliação dos livros eletrônicos pelos professores na Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19, 2016, Manaus, Brasil. [Anais eletrônicos]... Manaus, Brasil, 2016. Disponível em:https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/264/262pt_BR
dc.identifier.urihttps://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/264/262-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21815-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectBiblioteca híbridapt_BR
dc.titleAvaliação dos livros eletrônicos pelos professores na Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs novas tecnologias quebraram paradigmas na difusão e suportes da comunicação, facilitando a produção e acesso à informação, principalmente no meio acadêmico. Nessa perspectiva surge o livro eletrônico, o mais recente suporte librário, que vem se atualizando ao longo dos séculos. É com essa ideia de inovação que, em 2009, a Universidade Federal do Ceará/UFC passou a adquiri-los como mais uma opção de acesso à informação para o Programa de Pós-Graduação. No intuito de conhecer o impacto de uso desse acervo, foi realizada uma pesquisa, tendo como objetivo principal investigar a utilização efetiva desses livros pelos professores dos programas de pós-graduação/UFC. Trata-se de um estudo de caso em que se utilizou a metodologia quali-quantitativa, com uma amostragem não probabilística, sob a sustentação de análise dos dados pelo método funcionalista. Os resultados demonstraram que 33 % dos inquiridos não possuem conhecimento do acervo dos livros eletrônicos da UFC. O principal motivo citado foi a falta de propagação. Os professores que responderam ter conhecimento desse acervo, todavia informaram ter tomado ciência pelo site da UFC. No quesito importância, os docentes que têm conhecimento desse acervo responderam ser este importante, entretanto os que não têm conhecimento o avaliaram como muito importante. Portanto, se presume que os objetivos da pesquisa foram atingidos, pois os fatores que mais contribuíram para sua realização podem ser analisados e revertidos a favor desse acervo.pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_albarrocas.pdf465,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.