Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21812
Tipo: Artigo de Evento
Título : Estratégias em EaD na biblioteca universitária da Universidade Federal do Ceará
Autor : Bezerra, Neiliane Alves
Sousa, Maria Marlene Rocha de
Mesquita, Margareth de Figueiredo Nogueira
Palabras clave : Estratégia em EaD;Processos e ferramentas;Bibliotecas Universitárias;Tecnologia da informação;Ecologia da informação
Fecha de publicación : 2016
Citación : BEZERRA, Neiliane Alves; SOUSA, Maria Marlene Rocha de; MESQUITA, Margareth Figueiredo Nogueira. Estratégias em EaD na biblioteca universitária da Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19, 2016, Manaus, Brasil. [Anais eletrônicos]... Manaus, Brasil, 2016. Disponível em:https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/283/281 jan.
Resumen en portugués brasileño: Apresenta resultado de estudo com objetivo de analisar, em termos estratégicos, o potencial das dimensões do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SB/UFC) para ofertar serviços adequados às necessidades da Educação à Distância (EaD). O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, Lei nº 13.005 contempla estratégias e ações para alcançar as metas da EaD de expandir vagas na educação superior. Apoiando-se na abordagem da ecologia da informação busca-se conhecer o ambiente informacional da biblioteca, utilizando a Análise SWOT para coletar informações do seu ambiente interno e externo que servirão como insumo para a elaboração de estratégias informacionais. A pesquisa é classificada como exploratória e utilizou a entrevista não dirigida como instrumento de coleta de dados. Como considerações parciais, após a análise das entrevistas constatamos que os conteúdos informacionais de acesso aberto, como o Repositório Institucional (RI) e de acesso restrito como livros eletrônicos, foram considerados pontos fortes e quanto aos pontos fracos percebidos no SB/UFC para a atuação em EaD, um dos aspectos mais enfatizados foi o desconhecimento da metodologia de estudo-ensino e as tecnologias usadas em EaD, por parte dos bibliotecários.
URI : https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/283/281
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21812
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: BU - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_nabezerra.pdf383,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.