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dc.contributor.authorCavalcante, Ricardo Moura Braga-
dc.contributor.authorSá, Leonardo Damasceno de-
dc.date.accessioned2017-01-23T12:43:32Z-
dc.date.available2017-01-23T12:43:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Ricardo Moura Braga; SÁ, Leonardo Damasceno de. Sigilo, confiança e práticas de moralidade nos serviços de inteligência da PM no Ceará. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 38., 2014, Caxambu. Anais...Caxambu: ANPOCS, 2014, p. 1-25.pt_BR
dc.identifier.issn2177-3092-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21702-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher38º Encontro Anual da ANPOCSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiços de inteligênciapt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.subjectPMpt_BR
dc.titleSigilo, confiança e práticas de moralidade nos serviços de inteligência da PM no Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRomano (2008a) afirma que “a democracia começa e termina com o segredo”. Isso se deve à importância do sigilo para a vida pública. Saber gerir as informações relativas aos assuntos estratégicos do Estado é uma arte expressa por meio de uma razão específica que não teme se valer da dissimulação, mentira e ocultamento como expedientes para a manutenção do poder. Esta é uma imagem pública bastante difundida do que seja o segredo na sua relação com o poder. As discussões de Foucault sobre os confrontos entre Estado de Polícia e Estado de Direito são reveladoras também desses problemas de constituição de uma frágil e tênue moralidade pública dos agentes discricionários do Estado, afinal, a teoria da razão de estado reivindicava o exercício de um poder estatal que funcione à revelia de questões legais, jurídicas e de direito, vistos pelos agentes do Estado de Polícia como limitadores de poder; ou seja, para incrementar as forças do Estado policial, os agentes estatais poderiam agir contra a lei, a moralidade e os costumes (Foucault, 2008)...pt_BR
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