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dc.contributor.authorMorales, Luciana Pinho-
dc.contributor.authorAquino, Jânia Perla Diógenes de-
dc.date.accessioned2017-01-17T12:52:59Z-
dc.date.available2017-01-17T12:52:59Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMORALES, Luciana Pinho; AQUINO, Jânia Perla Diógenes de. Mídia, estética e violência: o caso do Programa Barra Pesada. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE, 15., 2012, Teresina. Anais... Teresina: UFPI/UESPI, 2012, 20p.pt_BR
dc.identifier.issn2176-2368-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21550-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordestept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo policialpt_BR
dc.subjectViolência urbanapt_BR
dc.subjectEstética midiáticapt_BR
dc.titleMídia, estética e violência: o caso do Programa Barra Pesadapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho analisa a estética da violência urbana apresentada pelo programa policial cearense Barra Pesada, da emissora TV Jangadeiro, afiliada da BAND no Ceará, tendo como objetivo analisar repertórios simbólicos e sistemas classificatórios veiculados nas imagens, discursos e sons deste noticiário. Com base nos dados coletados, problematizamos a apresentação das ocorrências violentas e seus protagonistas pela mídia, discutindo o papel da televisão no processo de construção social de um imaginário específico sobre o fenômeno da violência urbana. A pesquisa empírica tem sido viabilizada pela observação extenuante de uma coletânea de imagens/discursos/sons e de suas significações simbólicas veiculadas pelo programa pesquisado, a fim de manter um diálogo constante entre a análise "do verbal' e do "não verbal". Partimos do pressuposto de que a cobertura jornalística não apenas descreve as ações referentes à violência urbana, mas também é parte integrante dos fenômenos e dramas sociais que se desenvolvem em decorrência da notícia. Argumentamos que, nas sociedades contemporâneas, a realidade está cada vez mais entrelaçada ao mundo visual, virtual e imaginário, sendo constantemente mediada pelos mass media, que não representam um ente à parte do social, mas aparecem como uma extensão sensorial e amplificadora de possibilidades comunicativas, na condição de mediadores entre o sujeito e o real concreto.pt_BR
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