Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPascual, Jesus Garcia-
dc.contributor.authorCosta, Áurea Júlia de Abreu-
dc.contributor.authorClarindo, Janailson Monteiro-
dc.date.accessioned2016-12-20T21:50:08Z-
dc.date.available2016-12-20T21:50:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPASCUAL, Jesus Garcia; COSTA, Áurea Júlia de Abreu; CLARINDO, Janailson Monteiro. Filiações epistemológicas em projetos de mestrado em Psicologia: estudo sobre os autores que os fundamentam. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 31, n. 72, p. 165-173, jan./mar. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn0103-7013 (impresso)-
dc.identifier.issn1980-5942 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21351-
dc.description.abstractThe increase in demand for post-graduate courses in Ceará (Brazil) raises interest in research of aspects concerning them. This article investigates the bibliographical references used in master projects, by candidates who were submitted to the selection of a master degree in Psychology in a university located in Fortaleza, Ceará, in the period from 2006 to 2010. This is a bibliographic/documental research, whose collection consists of books and documents: sources of study about Psychology - textbooks, psychology epistemology books, guide books - and fifty-two master projects. The books were used to define “basic authors” in the configuration of Psychological Science (psychological theories founders or recognized promoters of them). The references of the fifty-two master projects were analyzed and compared with those cited in the textbooks, psychology epistemology books and guide books. This allowed us identify the pro- portion between the use of “basic authors” and the use of authors, characterized as “emerging authors”, those who begin to be referenced in scientific papers, but have not yet consolidated contributions to the development of psychology. The survey results show that candidates for the Psychology Graduate Program keep balance in the theoretical foundations of the projects. They use preferentially the “basic authors” of psychology and of the other sciences, but they also promote the emergence of new names in the scientific psychological, the “emerging authors”.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPsicologia Argumentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectCoautoriapt_BR
dc.subjectPublicação científicapt_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectAuthorshippt_BR
dc.subjectCo-authorshippt_BR
dc.subjectScientific publicationspt_BR
dc.titleFiliações epistemológicas em projetos de mestrado em Psicologia: estudo sobre os autores que os fundamentampt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO aumento da procura por cursos de pós-graduação no Ceará suscita o interesse pela investigação de aspectos concernentes aos mesmos. O presente artigo investiga as referências bibliográficas utilizadas, em projetos de mestrado, pelos candidatos que se submeteram à seleção do mestrado em Psicologia em universidade situada na cidade de Fortaleza (CE), no período de 2006 a 2010. Trata-se de pesquisa bibliográfica/documental, cujo acervo consta de livros e documentos: fontes de estudo sobre a Psicologia – livros-texto, livros sobre epistemologia da Psicologia, livros-roteiro – e 52 projetos de mestrado. Recorremos aos livros para definir o que designamos por “autores basilares” na configuração da ciência psicológica – fundadores de teorias psicológicas ou fomentadores reconhecidos das mesmas. Os 52 projetos de mestrado foram analisados quanto às referências bibliográficas utilizadas como fundamentação teórica, as quais foram comparadas com aquelas citadas nos livros-texto, livros sobre epistemologia da Psicologia e livros-roteiro. Isso nos permitiu identificar a proporcionalidade entre a utilização de “autores basilares” e a utilização de “autores emergentes”, aqueles que começam a ser referenciados em trabalhos científicos, mas não têm, ainda, contribuições consolidadas para o desenvolvimento da Psicologia. Os resultados da pesquisa mostram que os candidatos à Pós-Graduação em Psicologia mantêm equilíbrio na fundamentação teórica dos projetos, pois recorrem preferencialmente a “autores basilares” da Psicologia e de outras ciências, bem como, promovem o aparecimento de novos nomes no cenário científico psicológico, os “autores emergentes”.pt_BR
dc.title.enEpistemological links in psychology master projects: a study about the authors that underlie thempt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_jgpascual.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.