Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Debora Lucia Lima Leite | - |
dc.contributor.author | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-13T12:46:02Z | - |
dc.date.available | 2016-12-13T12:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Mendes, D. L. L. L.; Ciasca, M. I. F. L. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21270 | - |
dc.description | MENDES, Deebora Lucia Lima Leite; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 83-93, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article is part of a doctoral research completed in August 2011 that aimed to evaluate the syllabus of courses on structure and functioning of basic education, which are offered to undergraduate students of the Federal University of Ceará, and the impacts produced by those courses in the initial education of teachers who want to work with school management. The study got a representative sample of one hundred sixty-seven (167) undergraduate students, five (5) teachers and ten (10) graduate students who, at the time of the survey, worked as educational manager in different institutions (public and private) in Fortaleza city, Ceará - Brazil. It is characterized as a qualitative and quantitative study, including documentary sources and evaluative research. As a theoretical support, we elected, among others, ideas of Ristoff (1995), Vianna (2000), and Bachelard (1996). The results show that the quality of the educational action does not depend solely on the classroom processes, but also on is responsible for the administrative and organizational conduction of those processes, that is, the educational manager and other different actors involved with the educational management. This therefore justifies the need to evaluate these courses and their syllabus in order to see their influence on the professional development of future educational managers who, in turn, also are key elements for the school improvement. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo deriva de uma pesquisa de doutoramento concluída em agosto de 2011 que objetivou avaliar os programas de disciplinas da área de estrutura e funcionamento da educação básica, ofertadas para os cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará, e os impactos produzidos por estas na formação inicial de professores que venham a exercer cargos relacionados à gestão escolar. O estudo contou com a significativa amostra de 167 (cento e sessenta e sete) estudantes de graduação; 05 (cinco) professores e 10 (dez) egressos que, na época da pesquisa, ocupavam a função de gestor educacional em diferentes instituições da esfera pública e privada na cidade de Fortaleza (CE). Constitui-se como um estudo qualiquantitativo, caracterizado como uma pesquisa documental e avaliativa. Elegeu-se como suporte teórico, dentre outros, Ristoff (1995), Vianna (2000), Bachelard (1996). Os resultados apontam que a qualidade do processo educativo não depende exclusivamente do processo desenvolvido em sala de aula, mas também está sujeito às ações daqueles que fazem a condução administrativa e organizacional desse processo; nesse caso, do gestor educacional e de diferentes atores que desempenham funções relacionadas à gestão da educação. Daí a necessidade de avaliar as referidas disciplinas com vistas à influência que estas exercem na formação de futuros gestores educacionais, que, por sua vez, são elementos-chave para o sucesso escolar. | pt_BR |
dc.title.en | Course assessment in favor of teacher education: contributions of the higher education for educational management | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_dlllmendes.pdf | 323,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.