Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAquino, Cassio Adriano Braz de-
dc.contributor.authorMoita, Dímitre Sampaio-
dc.contributor.authorCorrea, Guto Mariano-
dc.contributor.authorSouza, Karlinne de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-12-08T17:40:34Z-
dc.date.available2016-12-08T17:40:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAQUINO, Cássio Adriano Braz de; MOITA, Dímitre Sampaio; CORREA, Guto Mariano; SOUZA, Karlinne de Oliveira. O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da universidade pública brasileira: o caso dos professores substitutos. Athenea Digital, Bellaterra, v. 14, n. 1, p. 173-193, marzo 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1578-8946-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21238-
dc.description.abstractThis paper consists in the research report on the phenomenon of precarization and flexibilization of labor in the Brazilian Public University, researching the work experience of substitute teachers. Semi-structured interviews were conducted and the data were built from the Sociological Analysis of Speech. We propose to investigate the role occupied by work in the life of such teachers and which evidences of precarization and flexibilization is made clear by them in their professional practice. Furthermore, we intend to collaborate with discussions on the processes of subjectification through work, investigating the impacts alluded by substitute teachers in their subjective constitution. In this Context, temporality holds privileged resource of understanding the transformations that characterize contemporaneity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAthenea Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPsicologia Socialpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectPrecarizationpt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectSocial Psychologypt_BR
dc.titleO fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da universidade pública brasileira: o caso dos professores substitutospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo constitui relato de pesquisa acerca do fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da Universidade Pública Brasileira, investigando a experiência de trabalho dos professores substitutos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e os dados, construídos a partir da Análise Sociológica do Discurso. Propomo-nos a investigar o lugar ocupado pelo trabalho na vida desses professores e quais as evidências de flexibilização e precarização identificadas por eles em seu exercício profissional. Além disso, pretendemos colaborar com as discussões sobre os processos de subjetivação através do trabalho, investigando os impactos aludidos pelos professores substitutos em sua constituição subjetiva. Âmbito em que a temporalidade constitui recurso privilegiado de compreensão das transformações que caracterizam a contemporaneidade.pt_BR
dc.title.enThe phenomenon of precarization and flexibilization of labor in the brazilian public university: a case study on substitute teacherspt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_cabaquino.pdf168,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.