Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Silmara Alves-
dc.contributor.authorNunes, Jefferson Veras-
dc.date.accessioned2016-11-21T16:50:00Z-
dc.date.available2016-11-21T16:50:00Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMELO, Silmara Alves; NUNES, Jefferson Veras. Eles cresceram: análise da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-16.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21138-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectTurma da Mônicapt_BR
dc.subjectTurma da Mônica Jovempt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleEles cresceram: análise da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho trata das mudanças estruturais e culturais encontradas na revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem, continuação de uma das obras de Histórias em Quadrinhos mais conhecidas do Brasil e do mundo – A turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. Tem como objetivos identificar os aspectos semelhantes e díspares entre as duas obras, buscando perceber o que permaneceu e o que se modificou na atualização dessa história em quadrinho. A análise foi realizada utilizando alguns exemplares das duas revistas, bem como artigos e textos a respeito – e ainda seus respectivos sites de divulgação. O trabalho consiste numa abordagem teórico­bibliográfica e expõe alguns recortes de texto como exemplos. Além disso, foca nas mudanças de formato do suporte e no estudo das práticas de personalidades das personagens principais. Os resultados obtidos apontam uma revista adaptada do mercado consumidor atual, bem como mudanças em suas personagens. Nesse sentido, embora sejam dotadas de características semelhantes aos personagens da obra de origem, na Turma da Mônica Jovem essas mesmas personagens ganharam novo habitus, voltado à modernidade. A partir do estudo, percebeu­se uma reestruturação cultural de uma ideia já consagrada e sua adequação ao atual contexto mercadológicopt_BR
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_samelojvnunes.pdf374,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.