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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Samila Mara de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-21T16:20:51Z | - |
dc.date.available | 2016-11-21T16:20:51Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Samila Mara de Oliveira. A função das adaptações dos clássicos no ensino fundamental: estímulo ou estratégia de venda? In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-7624 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21136 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Adaptação literária | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | A função das adaptações dos clássicos no ensino fundamental: estímulo ou estratégia de venda? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desde seu surgimento, a Literatura Infanto-Juvenil esteve ligada à educação como instrumento pedagógico e se mostra extremamente útil no desafio de educar. Para isso, é necessário desvendar e avaliar como ela auxilia e se torna um instrumento significativo na formação de leitores. Em 1971, quando a Lei de Diretrizes e Bases 5692 decretou a leitura obrigatória de autores brasileiros nas escolas, surgiram no mercado diversos livros de Literatura Infantil com diferentes tendências; umas voltadas para o estético, outras marcadas por textos utilitários, cada uma mais pedagógica que outra e todas com proposta de facilitação da leitura. Como exemplo dessa literatura, temos as adaptações dos clássicos literários: textos escritos baseados na obra original com uma linguagem que, segundo os editores, facilita a compreensão do leitor adolescente. Tal literatura surgiu com o pressuposto de que toda leitura é boa, que triste e melancólico é não ler. No entanto, embora se reconheça a importância do contato com esses textos, a Escola, preocupada em criar o gosto pela leitura, aceita, sem discutir, a proposta editorial de apresentar textos mais fáceis, que exigem pouco do leitor. Com base nestas informações, este trabalho objetiva refletir sobre a função real desses textos adaptados e o interesse comercial das editoras. Para essa discussão, temos como corpus a adaptação da obra Triste fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto. Sem duvida, a linguagem utilizada pelo autor é de fácil compreensão para o adolescente, tornando as adaptações em geral discutíveis, desde que elas sejam trabalhadas pelos professores juntamente com a obra original. | pt_BR |
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