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dc.contributor.authorLima, Samila Mara de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-11-21T16:20:51Z-
dc.date.available2016-11-21T16:20:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLIMA, Samila Mara de Oliveira. A função das adaptações dos clássicos no ensino fundamental: estímulo ou estratégia de venda? In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21136-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectAdaptação literáriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA função das adaptações dos clássicos no ensino fundamental: estímulo ou estratégia de venda?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesde seu surgimento, a Literatura Infanto-Juvenil esteve ligada à educação como instrumento pedagógico e se mostra extremamente útil no desafio de educar. Para isso, é necessário desvendar e avaliar como ela auxilia e se torna um instrumento significativo na formação de leitores. Em 1971, quando a Lei de Diretrizes e Bases 5692 decretou a leitura obrigatória de autores brasileiros nas escolas, surgiram no mercado diversos livros de Literatura Infantil com diferentes tendências; umas voltadas para o estético, outras marcadas por textos utilitários, cada uma mais pedagógica que outra e todas com proposta de facilitação da leitura. Como exemplo dessa literatura, temos as adaptações dos clássicos literários: textos escritos baseados na obra original com uma linguagem que, segundo os editores, facilita a compreensão do leitor adolescente. Tal literatura surgiu com o pressuposto de que toda leitura é boa, que triste e melancólico é não ler. No entanto, embora se reconheça a importância do contato com esses textos, a Escola, preocupada em criar o gosto pela leitura, aceita, sem discutir, a proposta editorial de apresentar textos mais fáceis, que exigem pouco do leitor. Com base nestas informações, este trabalho objetiva refletir sobre a função real desses textos adaptados e o interesse comercial das editoras. Para essa discussão, temos como corpus a adaptação da obra Triste fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto. Sem duvida, a linguagem utilizada pelo autor é de fácil compreensão para o adolescente, tornando as adaptações em geral discutíveis, desde que elas sejam trabalhadas pelos professores juntamente com a obra original.pt_BR
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