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dc.contributor.authorLima, Deyseane Maria Araújo-
dc.contributor.authorBomfim, Zulmira Áurea Cruz-
dc.date.accessioned2016-10-14T00:01:16Z-
dc.date.available2016-10-14T00:01:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA, Deyseane Maria Araújo; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Reinserção comunitária de jovens. ecos: estudos contemporâneos da subjetividade, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 147-160, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2237-941X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20160-
dc.description.abstractThe investigation was to study the community reintegrationof the Community of students from the “ProJovemUrbano” psychosocial participatory mapping and urban trails, with theoretical basis of communitypsychologyand environmental psychology. The study contextualized “ProJovemUrbano” in “Escola Papa João XXIII”, with the sample of 20 students. Methodologies used were qualitative research method and dialogic experiential. In the data analysis approach: 1) “ProJovem Urbano”: perception of the participants, 2) Participatory Methodologies: questioning the reality of young people. The relationship between the methodologies promoted the awareness of specific, distinctions and psychologist possibilities, it was possible to understand theproposal of the program from the young. These are fundamental for community questioning, generating deepening awareness of the participants and the social commitment of the psychologist. We conclude emphasizing the linkage of young people with their community by promoting activities that allow the community reinsertion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherecos: estudos contemporâneos da subjetividadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReinserçãopt_BR
dc.subjectMetodologias participativaspt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectReinsertionpt_BR
dc.subjectParticipatory methodologiespt_BR
dc.subjectCommunitypt_BR
dc.titleReinserção comunitária de jovenspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA investigação consistiu no estudo da reinserção comunitária de alunos do ProJovem Urbano a partir do mapeamento psicossocial participativo e das trilhas urbanas, com base na Psicologia Comunitária e Psicologia Ambiental. O estudo contextualizou o ProJovem Urbano da Escola Papa João XXIII, com a amostra de 20 alunos. O procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa qualitativa e o método dialógico vivencial. Na análise dos dados abordamos: 1) ProJovem Urbano: percepção dos participantes; 2) Metodologias Participativas: problematização da realidade dos jovens. A relação entre as metodologias promoveu o conhecimento das especificidades, distinções e possibilidades de atuação do psicólogo, que foi possível compreender a proposta do Programa a partir dos jovens. Estas são fundamentais para a problematização da comunidade, gerando o aprofundamento da consciência dos participantes e o compromisso social do psicólogo. Concluímos ressaltando a vinculação dos jovens com a sua comunidade pela promoção de atividades que permitam a reinserção comunitária.pt_BR
dc.title.enCommunity reintegration of youthpt_BR
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