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dc.contributor.advisorFreitas, Silvia Helena Belmino-
dc.contributor.authorSilva, Emylianny Brasil da-
dc.date.accessioned2016-10-11T14:47:45Z-
dc.date.available2016-10-11T14:47:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Emylianny Brasil da. Fortaleza para consumo: o discurso de construção da cidade-sede da alegria nos guias da copa do mundo FIFA 2014. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20103-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing - Fortaleza (CE) - Administração Fortaleza (CE) – Guias - Análise do discursopt_BR
dc.subjectTurismo – Consumo (Economia) - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectPromoção de eventos especiais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectMegaeventpt_BR
dc.subjectFortalezapt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.titleFortaleza para consumo: o discurso de construção da cidade-sede da alegria nos guias da copa do mundo FIFA 2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho investiga as proposições de consumo da cidade de Fortaleza como sede da Copa do Mundo FIFA 2014, por meio da análise de discurso dos guias de cidade lançados para o evento. Os megaeventos têm despontado como uma das diversas estratégias de intervenção no espaço e na imagem das cidades contemporâneas. Anunciadas em maio de 2009, as doze sedes da Copa do Mundo sediada no Brasil passaram por transformações físicas e simbólicas, buscando apresentar-se como locais viáveis para a realização do megaevento. Neste contexto, guias de cidade surgem como roteiros orientadores do que ‘deve’ ser desfrutado nas sedes em questão, propondo percursos de consumo do espaço urbano. Adotando a metodologia de Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por John B. Thompson (2007), analisou-se aspectos históricos e contextuais do objeto tratado. Como base para a análise dos guias foram empregados os referenciais da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001) e, por fim, foram propostas interpretações e re-interpretações para o fenômeno. O intento foi pontuar como os guias compõem um discurso de releitura, (re)consumo e (re)definição do espaço por meio da comunicação orientadora da vivência da Fortaleza turística, durante a recepção do megaevento, buscando nos destaques e apagamentos identificados na construção discursiva da cidade-sede.pt_BR
dc.title.enFortaleza for consumption: discourse construction of 2014 FIFA world cup host in the city guidespt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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