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dc.contributor.advisorGussi, Alcides Fernando-
dc.contributor.authorFreire, João Victor de Farias Furtado e-
dc.date.accessioned2016-10-11T13:21:33Z-
dc.date.available2016-10-11T13:21:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20090-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the implementation of the quota system at the Federal University of Ceará. Therefore, the debate starts on the very creation of this affirmative action. The research used data obtained from the meetings of the Working Group of 2005 and the Affirmative Action Policy Group 2005/2006 and interviews with key characters of these debates, to build the trajectory of the implementation of the quota system before the approval of Quota Law in 2012. It also conducted field work through a participant observation in anthropology classes and Public Policy course in Management in Public Policy. The importance of contact with these quota students, consisted in the fact that they were one of the first students after adopting 50% of vacancies for unitholders of the UFC. Then, through interviews, build trajectories of 3 quota students, which analyzed the effects of public policy in their lives and in their own university space. This dissertation concludes, through all the data and reports obtained during the research and the reports of quota students, that the quota system is an important affirmative action to include students who hardly would obtain places in public higher education, but potentially it can be a key tool for the affirmation of a difference of politics at university.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superior - inclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica de inclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.titleEntre a inclusão e a diversidade: um estudo sobre a implementação da política de cotas na UFCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem como objetivo analisar a implementação do sistema de cotas na Universidade Federal do Ceará - UFC. Para tanto, partiu-se do debate sobre a própria criação dessa ação afirmativa. A pesquisa se utilizou de dados obtidos das atas de reunião do Grupo de Trabalho de 2005 e do Grupo de Políticas de Ações Afirmativas de 2005/2006, além de entrevistas com personagens-chave desses debates, para a construção da trajetória da implementação do sistema de cotas antes da aprovação da Lei de Cotas em 2012. Também se realizou trabalho de campo através de uma observação participante nas aulas de Antropologia e Políticas Públicas do curso de Gestão em Políticas Públicas. A importância do contato com esses alunos cotistas consistiu no fato de que estes foram alguns dos primeiros alunos a ingressarem após a adoção do percentual de 50% de vagas destinadas aos cotistas da UFC. Em seguida, por meio de entrevistas, construiu-se a trajetória de três alunos cotistas, analisando-se os efeitos dessa política pública em suas vidas e no próprio espaço universitário. Essa dissertação concluiu, por meio de todos os dados obtidos no decorrer da pesquisa e dos relatos dos alunos cotistas, que o sistema de cotas é uma importante ação afirmativa de inclusão de estudantes que dificilmente obteriam vagas no ensino superior público, mas, potencialmente, pode ser uma ferramenta fundamental para a afirmação de uma política da diferença na universidade.pt_BR
dc.title.enBetween inclusion and diversity: a study on the implementation of quotas policy in the UFCpt_BR
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