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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20050
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O uso das tecnologias de informação e comunicação para a teleducação em oncologia : contribuições e desafios |
Título em inglês: | The use of information and communication technologies for teleducation in oncology : contributions and challenges |
Autor(es): | Souza, Telma de Almeida Oliveira, Sergio Ricardo de |
Palavras-chave: | Oncologia;Tecnologia Educacional |
Data do documento: | Jan-2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citação: | SOUZA, T. A. ; OLIVEIRA, S. R. O uso das tecnologias de informação e comunicação para a teleducação em oncologia : contribuições e desafios. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 42-58, jan./jul. 2016. |
Resumo: | Objetivo : identificar limites e possibilidades para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a teleducação em oncologia, buscando refletir sobre sua potencialidade de superar barreiras temporais, financeiras e geográficas de acesso à qualificação profissional. Método : trata - se de estudo exploratório, descritivo, delineado por pesquisa biblio gráfica e documental, bem como pesquisa de campo realizada nos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia brasileiros, utilizando - se questionário eletrônico. Resultados : os resultados revelaram um perfil de uso das TICs entre a geração analóg ica e a digital, com pequena participação em ondas de aprendizagem por computador, virtual e por videoconferência. Infraestrutura necessária e custo financeiro foram as principais dificuldades relatadas. A maioria (88%) reconhece como contribuição das TICs a possibilidade de disseminar conteúdo para grande número de profissionais e de atualizá - los no próprio local de trabalho, o que corrobora o sentido apoiado pelas políticas governamentais analisadas. Conclusão : a reflexão sobre esses achados permite avanç ar no planejamento do uso de tecnologias, aliado a um projeto pedagógico, no sentido de contribuir para a qualificação profissional, democratizando o conhecimento gerado nos centros de oncologia estudados. |
Abstract: | Objective : To identify the limits and possibilities for the use of information and communication technologies (ICT) for teleducation in oncology, seeking to reflect on their potential to overcome geographical, time and financial barriers to access professional heal th education. Method : This is a descriptive exploratory study conducted through bibliographical, documentary and survey research in the Brazilian Oncology High Complexity Centers, using electronic questionnaires. Results : The results showed a profile of IC T use between the analogical and digital generations, with a small part in waves of computer learning, virtual learning and videoconferencing. Required infrastructure and financial costs were the main difficulties reported. Most participants (88%) recogniz e as a contribution of ICT the ability to disseminate updated contents among large numbers of professionals at their workplaces. This corroborates the meaning of the government policies analyzed. Conclusion : Reflection on these findings allows one to move forward in planning the use of technologies together with a pedagogical project so as to contribute to the professional qualification and democratize the knowledge generated in the oncology centers investigated. |
URI: | http://resdite.nuteds.ufc.br/index.php/revista/article/view/2/13 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20050 |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
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