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dc.contributor.authorBylaardt, Cid Ottoni-
dc.date.accessioned2016-10-03T11:53:04Z-
dc.date.available2016-10-03T11:53:04Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBYLAARDT, Cid Ottoni. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n.39, p. 215-233, jan./jun. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2316-4018 (online)-
dc.identifier.issn1518-0158 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19911-
dc.description.abstractThe so-called Post-modernism in Brazil, as in most western countries, is a multiple phenomenon, full of indetermination. One aspect of this panorama is the distrust of speech structures once considered stables that seemed to characterize the modernist language, and also the consciense of the precarious status of the groundworks and determinations, which is disseminated in the idea of scattering, of insuficiency of the dialectics supported by enlightenment and rationalism. This attitude tends to produce an aesthetics of unfamiliarity, in which literature is inclined to be seen as a singular activity, as an indiferentiated act achieved by the one who writes, in the obscure and silent side of language. This text intends to make a reflection on some renowned poems of the contemporary brazilian literature, and on how this condition seems to determine a new look to this literature, subverting the knowledge, the forms, the genders, the concepts that at a certain point were sufficient to explain the literary text.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEstudos de literatura brasileira contemporâneapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-modernismopt_BR
dc.subjectDispersão de saberespt_BR
dc.subjectNovo olharpt_BR
dc.titleA estética contemporânea: nova poética, novo olharpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO chamado Pós-modernismo no Brasil, como na maioria dos países do mundo ocidental, é um fenômeno multifacetado, repleto de indeterminação. Um dos aspectos desse panorama é a desconfiança das estruturas discursivas pretensamente estáveis que pareciam caracterizar a linguagem modernista, a consciência da precariedade dos fundamentos e determinações, disseminando-se então na ideia de errância, de dispersão, de insuficiência do pensamento dialético de supor-te racionalista-iluminista. Essa atitude tende a produzir uma estética do estranhamento, em que a literatura parece inclinar-se a se configurar como uma atividade singular, um ato indiferenciado daquele que escreve, no avesso obscuro e silencioso da linguagem. Este texto pretende empreender uma reflexão sobre como essa dispersão de saberes, e suas relações com o poder de dizer se processam em algumas obras já canônicas da literatura brasileira contemporânea, e como essa condição parece determinar uma nova maneira de se olhar essa literatura, subvertendo os saberes, as formas, os gêneros, os conceitos que até um certo momento nos bastavam para enquadrar o texto literário.pt_BR
dc.title.enThe contemporary aesthetic: new poetry, new lookpt_BR
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