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dc.contributor.advisorCavalcante Neto, Joaquim Bento-
dc.contributor.authorDutra, Teófilo Bezerra-
dc.date.accessioned2016-09-28T22:54:58Z-
dc.date.available2016-09-28T22:54:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationDUTRA, Teófilo Bezerra. Gradient-Based steering for vision-based crowd simulation algorithms. 2015. 122 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19859-
dc.description.abstractMost recent crowd simulation algorithms equip agents with a synthetic vision component for steering. They offer promising perspectives by more realistically imitating the way humans navigate according to what they perceive of their environment. In this thesis, it is proposed a new perception/motion loop to steer agents along collision free trajectories that significantly improves the quality of vision-based crowd simulators. In contrast with previous solutions - which make agents avoid collisions in a purely reactive way - it is suggested exploring the full range of possible adaptations and to retain the locally optimal one. To this end, it is introduced a cost function, based on perceptual variables, which estimates an agent’s situation considering both the risks of future collision and a desired destination. It is then computed the partial derivatives of that function with respect to all possible motion adaptations. The agent adapts its motion to follow the steepest gradient. This thesis has thus two main contributions: the definition of a general purpose control scheme for steering synthetic vision-based agents; and the proposition of cost functions for evaluating the dangerousness of the current situation. Improvements are demonstrated in several cases.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.subjectSimulação de multidãopt_BR
dc.subjectVisão sintéticapt_BR
dc.subjectPrevenção de colisãopt_BR
dc.subjectCrowd simulationpt_BR
dc.subjectSynthetic visionpt_BR
dc.subjectCollision avoidancept_BR
dc.titleGradient-Based Steering for Vision-Based Crowd Simulation Algorithmspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrAlguns dos algoritmos mais recentes para simulação de multidão equipam agentes com um sistema visual sintético para auxiliá-los em sua locomoção. Eles oferecem perspectivas promissoras ao imitarem de forma mais realista a forma como os humanos navegam de acordo com o que eles percebem do seu ambiente. Nesta tese, é proposto um novo laço de percepção/ação para dirigir agentes ao longo de trajetórias livres de colisões que melhoram significativamente a qualidade dos simuladores de multidão baseados em visão. Em contraste com abordagens anteriores - que fazem agentes evitarem colisões de maneira puramente reativa - é sugerida a exploração de toda gama de adaptações possíveis e a retenção da que for ótima localmente. Para isto, é introduzida uma função de custo, baseada em variáveis de percepção, que estima a situação atual do agente considerando tanto os riscos de futuras colisões como o destino desejado. São então computadas as derivadas parciais dessa função com respeito a todas adaptações de movimento possíveis. O agente adapta seu movimento de forma a seguir o gradiente descendente. Esta tese possui assim duas principais contribuições: a definição de um esquema de controle de propósito geral para a orientação de agentes baseados em visão sintética; e a proposição de funções de custo para avaliar o perigo da situação atual. As melhorias obtidas com o modelo são demonstradas em diversos casos.pt_BR
dc.title.enGradient-Based Steering for Vision-Based Crowd Simulation Algorithmspt_BR
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