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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19855
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Odalice de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-28T22:01:05Z | - |
dc.date.available | 2016-09-28T22:01:05Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Odalice de Castro. O confiteor e a beleza redescoberta de Joana Carolina ou uma escrita retabular. Eutomia, Recife, v. 1, n. 13, p. 207-219, jul. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-6850 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19855 | - |
dc.description.abstract | One of the achievements of modern narrative was expanding its borders, both to the elements as to the limits established by the realistic and naturalistic aesthetic, to the extent and synthesis. In the dialogue of the greats of the modern canon, the late nineteenth and early twentieth century in the West, it is understood freedom by formal research, by aesthetic autonomy, which led to creations as some emerged in Brazil from the 1940s to 1950, responsible for the poetic experience with language levels rarely achieved. Among these creators, there is Osman Lins (1924-1978), the northeastern who led his origins and myths beyond the Portuguese language, raising his voice among those who changed the expectations of readers to other narrative formats. This exercise is a tribute to the creator of "Altarpiece of Santa Joana Carolina", admired and beloved narrative among those who found another way to explore the dimensions of space and time, even in the present time, that was the ship for a voyage. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Eutomia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Narrativa-Retabular | pt_BR |
dc.subject | Configuração-e-Estilização | pt_BR |
dc.subject | Literatura-Moderna | pt_BR |
dc.title | O confiteor e a beleza redescoberta deJoanaCarolina ou uma escrita retabular | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Uma das conquistas da narrativa moderna foi expandir suas fronteiras, tanto para os elementos como para os limites consagrados pelas estéticas realista e naturalista, para a extensão e síntese. No diálogo dos grandes nomes do cânone moderno, fins do século XIX e inícios do XX, no Ocidente, fica assente a liberdade pela pesquisa formal, pela autonomia estética, o que deu origem a criações como algumas surgidas no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1950, responsáveis pela experiência com a linguagem poética em níveis raramente alcançados. Entre esses criadores, destaca-se Osman Lins (1924-1978), o nordestino que levou suas origens e mitos para além da língua portuguesa, fazendo elevar sua voz entre aqueles que alteraram as expectativas dos leitores para outros formatos narrativos. Este exercício é uma homenagem ao criador de “Retábulo de Santa Joana Carolina”, narrativa admirada e querida entre os que descobriram uma outra forma de enfrentar as dimensões do espaço e do tempo, mesmo no tempo do presente, este que nos foi entregue para uma travessia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLIT - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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