Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19854
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Tradução e ensino de língua estrangeira: uma agenda de pesquisa dos anos de 2004 a 2013 |
Título em inglês: | Translation and foreign language teaching: a research agenda from the year of 2004 to 2013 |
Autor(es): | Pontes, Valdecy de Oliveira Sousa, Bill Bob Adonis Arinos Lima e Silva, Rafael Ferreira da |
Palavras-chave: | Tradução;Ensino;Língua Estrangeira;Translation;Teaching;Foreign Language |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Cadernos de Tradução |
Citação: | PONTES, Valdecy Oliveira; SOUSA, Bill Bob Adonis Arinos Lima e; SILVA, Rafael Ferreira da. Tradução e ensino de Língua Estrangeira: uma agenda de pesquisa dos anos de 2004 a 2013. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 260-288, jul./dez. 2015. |
Resumo: | Este artigo descreve e discute uma agenda de pesquisa em “tradução e ensino de língua estrangeira (LE)” que contempla os anos de 2004 a 2013. Investigam-se oito periódicos que versam sobre tradução, linguística e linguística aplicada; foram encontrados e coletados 20 trabalhos que se vinculam à temática aqui discutida. Objetiva-se, a partir desse trabalho, esboçar um quadro que possa representar a situação em que se encontram os estudos nessa área. Os dados colhidos nesse estudo mostram que há uma grande fragmentação das pesquisas em tradução e ensino de LE, pois verificou-se falta de sistematização desses estudos, bem como um volume pequeno em publicações considerando-se o espaço de tempo investigado. |
Abstract: | This paper describes and discusses a research agenda about “translation and foreign language (FL) teaching” which comprehends the year 2004 until 2013. Eight periodicals which publish about translation, linguistics and applied linguistics have been investigated; 20 works which are linked to the thematic discussed here have been found. The aim of this work is to outline a frame which may represent the current situation of the studies in this area. The data collected in this study show that there is a great research fragmentation concerning translation and FL teaching, since a lack of systematization regarding those studies has been verified, as well as a little amount of publication, considering the time length investigated. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19854 |
ISSN: | 2175-7968 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_vopontes.pdf | 320,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.