Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19837
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Nelson Barros da | - |
dc.contributor.author | Mendes, Maria das Dores Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-28T16:07:45Z | - |
dc.date.available | 2016-09-28T16:07:45Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Costa, N. B.; Mendes, M. D. N. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-6377 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19837 | - |
dc.description | COSTA, Nelson Barros da; MENDES, Maria das Dores Nogueira. A Bossa Nova e a música cearense dos anos 70. Per Musi: revista acadêmica de música, Belo Horizonte, v. 29, p. 176-184, jan./jun. 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper we show that the antibossanovist attitude evidenced musically by the voices, the genres and arrangements of the artists of “Pessoal do Ceará” also occurs in the textual aspect of the songs of these artists who appeared in the Brazilian music scene in the 1970s. To illustrate this discussion, we analyze the songs Berro and Abertura (EDNARDO, 1976) from the point of view of discourse analysis. The findings reinforce the thesis that in parallel to the evolutionary line opened by Bossa Nova movement in the popular Brazilian music, other lines, originating from musical environments far from southeastern Brazil, evolved at the same time exploring opportunities offered by Bossa Nova and drawing an own musical and textual style. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Per Musi: revista acadêmica de música | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bossa Nova | pt_BR |
dc.subject | Música cearense | pt_BR |
dc.subject | Polêmica discursiva | pt_BR |
dc.title | A Bossa Nova e a música cearense dos anos 70 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo procuramos mostrar que a atitude antibossanovista evidenciada no plano da expressão musical nas vozes, nos gêneros e nos arranjos das canções do “Pessoal do Ceará” também se manifesta no plano textual das canções desses artistas que apareceram na década de 1970 no cenário musical brasileiro. A fim de ilustrar essa discussão, analisamos as canções Berro e Abertura (EDNARDO, 1976) sob o ponto de vista da Análise do Discurso. As conclusões ratificam a tese de que, paralela à linha evolutiva aberta pela Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro, outras linhas, que se originaram em ambiente musical mais distanciado do sudeste do país, evoluíram a um só tempo explorando o veio aberto pela estética bossanovista e se demarcando desta tanto nos textos como na expressão musical. | pt_BR |
dc.title.en | The Bossa Nova movement and the music of Ceará of the 1970s | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_nbcosta.pdf | 897,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.