Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Stella Maria Miranda | - |
dc.contributor.author | Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T16:26:29Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T16:26:29Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e. A inserção do texto literário nas aulas de e/le: diretrizes para o núcleo de línguas estrangeiras da UECE. 2008. 265 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Ceará, Curso de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19777 | - |
dc.description.abstract | The present study deals with the inclusion of literary texts in the lessons of Spanish as a foreign language within the teaching-learning context of the Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). For a theoretical basis we have resorted to several authors such as Albaladejo (2004), Cosson (2006) and Mendoza (2004), who tackles the use of literary texts in the language classroom as tools for the formation of competent readers, and to the works of Goodman (1990), Kato (1999), Kleiman (2004), among others, about the reading process in general and about reading strategies. By means of questionnaires we tried to detect students’ and teachers’ motivation and beliefs about the reading of literature, teachers’ difficulties in the inclusion of literary texts in the language classroom and students’ difficulties in the reception of those texts in the target language. Another aim of the investigation was to find out whether the Núcleo had any framework for the inclusion of activities with literary texts. The results show that there is no such a framework. As a pedagogic consequence of our findings and with the help of the theoretical contributions of the authors mentioned above, we have elaborated some guidelines which are intended to serve as a foundation for the building of a framework for the didactic treatment of the literary text at the Núcleo de Línguas. The focus of that model should be the development of reading strategies and the raising of aesthetic pleasure. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Ceará (UECE) | pt_BR |
dc.subject | Texto literário | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Prazer estético | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Literary text | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Spanish | pt_BR |
dc.subject | Aesthetic pleasure | pt_BR |
dc.subject | Reading strategies | pt_BR |
dc.title | A inserção do texto literário nas aulas de e/le: diretrizes parao núcleo de línguas estrangeiras da UECE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No presente estudo, exploramos a prática da inclusão de textos literários nas aulas de espanhol como língua estrangeira, dentro do contexto de ensino-aprendizagem do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Como base teórica valemo-nos das contribuições de autores como Albaladejo (2004), Cosson (2006) e Mendoza (2004), no que se refere à questão da inclusão de textos literários na sala de aula de língua espanhola como ferramentas para a formação leitora e a Goodman (1990), Kato (1999), Kleiman (2004), dentre outros, para as teorias sobre o processo leitor e sobre o trabalho com as estratégias de leitura. Através de questionários procuramos detectar as motivações e crenças dos alunos e professores sobre a leitura de textos literários, as dificuldades dos docentes em incluir esse tipo de texto em suas aulas e as dificuldades dos alunos na recepção dos textos literários em língua espanhola. Outro objetivo do nosso estudo foi verificar se o Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE possuía um modelo de tratamento didático para a inclusão de atividades com o texto literário. Nossa pesquisa constatou a ausência de tal modelo. Por essa razão, apoiados nas contribuições teóricas que serviram de base para o nosso estudo e na análise dos dados obtidos através do questionário respondido por professores e alunos de língua espanhola do Núcleo de Línguas Estrangeiras, elaboramos algumas diretrizes que poderão servir de alicerce para a construção de um modelo de tratamento didático do texto literário, para o programa de extensão supracitado, centrado no despertar do prazer estético e no desenvolvimento de estratégias de leitura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Dissertações defendidas em outras instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_dis_ljcrsesouza.pdf | 43,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.