Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19644
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Ájax e Antígona: o riso na tragédia |
Autor(es): | Araújo, Orlando Luiz de |
Palavras-chave: | Ájax;Antígona;Riso na tragédia;Sófocles |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | Expressão Gráfica e Editora |
Citação: | ARAÚJO, Orlando Luiz de. Ájax e Antígona: o riso na tragédia. In: POMPEU, Ana Maria César; ARAÚJO, Orlando Luiz de; PIRES, Robert Brose. (Orgs.). O riso no mundo antigo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012, p. 295-301. |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar o riso em duas tragédias de Sófocles, Ájax e Antígona. A limitação da comunicação impede-nos de que façamos uma análise mais detalhada das cenas de riso. Desse modo, faremos uma apresentação do riso em geral, bem como sua utilização no drama trágico e apresentaremos nossa leitura na esfera das tragédias citadas, tendo como fio condutor três aspectos do riso: 1. o riso dos deuses; 2. o riso dos homens e, por fim, 3. a diferença entre o riso divino e humano e o riso entre homens de extração social diferente. Nossa análise partirá de três cenas encontradas nas duas tragédias de Sófocles supracitadas. Nessas cenas, interessam-nos, especialmente, três personagens que mencionam o riso, riem ou fazem rir em cena. Assim, importa-nos, sobretudo, a menção que a deusa Atena, no Ájax, faz ao quão agradável é o riso que advém do rir do inimigo, depois, na mesma peça, o riso louco de Ájax por ter matado o rebanho dos gregos, acreditando ter morto os Atridas e Odisseu e, na Antígona, o relato do guarda a Creonte que atrai para si o riso dos demais. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19644 |
ISBN: | 978-85-420-0033-7 |
Aparece nas coleções: | DLE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_olaraujo.pdf | 220,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.