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dc.contributor.authorOliveira Júnior, José Leite de-
dc.date.accessioned2016-09-19T21:08:39Z-
dc.date.available2016-09-19T21:08:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, José Leite de. A visualidade no cordel a partir da seca de 1915: um percurso centenário. Revista de Humanidades, Fortaleza, v. 30, n. 2, p. 191-207, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0714 (online)-
dc.identifier.issn1414-042X (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19640-
dc.description.abstractStarting with the assumption that word precedes image, this paper deals with the aesthetics of drought, taking as a theoretical framework the Discursive Semiotics (Greimas). The starting point of the analysis is the booklet “A seca do Ceará” (The drought of Ceara), by Leandro Gomes de Barros. The theme of this poem is the drought tragedy of 1915. The images of this poem translate the religious traditionalism and fatalist. These poetic images are assimilated by the illustrations used on the covers of cordel booklets, especially the woodcut. Only in the 1960s folk woodcut is received in art museums such as the Museum of the Federal University of Ceará. In contemporary productions, traditionalism is in doubt, as the Patativa do Assaré poetry and the woodcuts of Abraão Batista, whose concepts prove the consciousness of the authors about the class struggle.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Humanidadespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura e artes visuaispt_BR
dc.subjectSeca nordestinapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.titleA visualidade no cordel a partir da seca de 1915: um percurso centenáriopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o pressuposto de que a palavra precede a imagem, o presente artigo trata da estética da seca, tomando-se como referencial teórico a Semiótica Discursiva (Greimas). O ponto de partida da análise é o folheto “A seca do Ceará”, da autoria de Leandro Gomes de Barros. Esse poema tem como tema a tragédia da Seca de 1915. As imagens desse poema traduzem o tradicionalismo religioso e fatalista. Tais imagens poéticas tomam a forma de ilustrações, utilizadas nas capas dos folhetos de cordel, com destaque para a xilogravura. Somente nos anos de 1960 a xilogravura popular é recebida em museus de arte, como o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Em produções contemporâneas, já se percebe a superação do tradicionalismo, a exemplo da obra poética de Patativa do Assaré e da xilogravura de Abraão Batista, cujos trabalhos comprovam a consciência dos autores sobre a luta de classes.pt_BR
dc.title.enThe visual representation in the literature about the great drought of 1915: one hundred years of a routept_BR
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