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dc.contributor.authorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.contributor.authorLima, Samuel de Carvalho-
dc.date.accessioned2016-09-13T14:09:01Z-
dc.date.available2016-09-13T14:09:01Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationAraújo, J. C. R.; Lima, S. C. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn2237-4876 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19543-
dc.descriptionARAÚJO, Júlio César Rosa de; LIMA, Samuel de Carvalho. O papel das propostas de atividades on-line nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual. Signum: Estudos de Linguagem, Londrina, v. 14, n. 2, p. 45-60, dez. 2011.pt_BR
dc.description.abstractThe Federal University of Ceará, through the UFC Virtual Institute and in partnership with the Open University of Brazil (UAB), offers, among other semi-distance courses, the Letters/English and the Letters/Portuguese courses, consisting of online activity proposals. As we understand that the online activities may be responsible for organizing principles and pedagogies with a focus on web technology implementation (Salmon, 2002), our aim in this paper is to analyze the role of the online activity proposals in semi-distance language courses at Virtual UFC, considering the web interactivity potential updated in this context. Our theoretical and methodological approach consisted of the accomplishment of an exploratory, descriptive and predominantly qualitative research, grounded in Shetzer and Warschauer (2000), Salmon (2002), among other authors’ conceptions. The investigation resulted in the categorization of 4 types of online activities practiced in English Language 2A: oral comprehension and production and Reading and writing academic texts courses. In making this categorization, we can observe the practices and skills that are potentially mediated by these online activities, and it reflects their role in this context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSignum: Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades on-linept_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectUFC Virtualpt_BR
dc.titleO papel das propostas de atividades on-line nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtualpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece, entre outros cursos semipresenciais, o de Letras/Inglês e o de Letras/Português, constituídos por propostas de atividades on-line. Por entendermos que as atividades on-line podem ser responsáveis pela organização de princípios e pedagogias com foco na implementação das tecnologias da web (SALMON, 2002), o nosso objetivo neste trabalho é o de analisar o papel das propostas de atividades on-line nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual, tendo em vista as potencialidades de interatividade da web e os letramentos atualizados nesse contexto. Nosso recorte teórico-metodológico compreendeu a realização de uma pesquisa exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, embasada nas concepções de Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. A investigação resultou na categorização de 4 tipos de atividades on-line praticadas nas disciplinas Língua Inglesa 2A: compreensão e produção oral e Leitura e produção de textos acadêmicos. Ao realizarmos essa categorização, podemos observar as práticas e as habilidades que estão sendo, potencialmente, mediadas por essas atividades on-line, o que reflete o seu papel nesse contexto.pt_BR
dc.title.enThe role of online activity proposals in semi-distance language courses at UFC Virtualpt_BR
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