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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19515
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sá, Maria da Piedade Moreira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Germana da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-12T11:37:27Z | - |
dc.date.available | 2016-09-12T11:37:27Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Germana da Cruz. Brás Cubas:discurso e mata discurso na construção da personagem no romance e nos filmes. 2008. 115 f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Pós-graduação em Letras, Pernambuco, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19515 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Metadiscurso | pt_BR |
dc.subject | Cine | pt_BR |
dc.title | Brás Cubas: discurso e metadiscurso na construção da personagem no romance e nos filmes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Nino, Maria do Carmo | - |
dc.description.abstract-ptbr | Este discurso tem por objetivo analisar o discurso e o metadiscurso presentes em memôrias Póstumas de Brás Cubas (1981), de Machado de Assis, e verificar os recursos utilizados pelos diretores a fim de transmutá-los do romance para o cinema. Através da análise da obra literária e suas adaptações Brás Cubas (1985), de Júlio Bressane, e Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel, e observando as diferentes particularidades dos meios semióticos e as escolhas estéticas de cada diretor, percebemos como personagem principal de sua autobiografia por meio tanto do discurso como do metadiscurso. Estudos como os de Antônio Cândito (2004) e Renata Palottini (1989), acerca da personagem, Baudrillard (1991), sobre simulacro, Genette (1982) e Chalhub (1997), sobre metadiscurso, auxiliam na análise da construção verbal e imagética da irônica personagem Brás Cubas. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este estudio tiene por objetivo analizar el discurso y el metadiscurso presentes en Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, y verificar los recursos utilizados por los directores a fin de transmutarlos de la novela para el cine. A través del análisis de la obra literaria y sus adaptaciones Brás Cubas (1985), de Júlio Bressane, y Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel, y observando las diferentes particularidades de los medios semióticos y las elecciones estéticas de cada director, percibimos cómo el narrador se construye, como difunto/autor/actor y como personaje principal de su autobiografía por medio tanto del discurso como del metadiscurso. Estudios como los de Antônio Cândido (2004) y Renata Palottini (1989), sobre el personaje, Baudrillard (1991), sobre simulacro, Genette (1982) y Chalhub (1997), sobre metadiscurso, auxilian en el análisis de la construcción verbal e imagética del irónico personaje Brás Cubas. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DLE - Dissertações defendidas em outras instituições |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2008_dis_gcpereira.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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