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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSá, Maria da Piedade Moreira-
dc.contributor.authorPereira, Germana da Cruz-
dc.date.accessioned2016-09-12T11:37:27Z-
dc.date.available2016-09-12T11:37:27Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationPEREIRA, Germana da Cruz. Brás Cubas:discurso e mata discurso na construção da personagem no romance e nos filmes. 2008. 115 f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Pós-graduação em Letras, Pernambuco, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19515-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMetadiscursopt_BR
dc.subjectCinept_BR
dc.titleBrás Cubas: discurso e metadiscurso na construção da personagem no romance e nos filmespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorNino, Maria do Carmo-
dc.description.abstract-ptbrEste discurso tem por objetivo analisar o discurso e o metadiscurso presentes em memôrias Póstumas de Brás Cubas (1981), de Machado de Assis, e verificar os recursos utilizados pelos diretores a fim de transmutá-los do romance para o cinema. Através da análise da obra literária e suas adaptações Brás Cubas (1985), de Júlio Bressane, e Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel, e observando as diferentes particularidades dos meios semióticos e as escolhas estéticas de cada diretor, percebemos como personagem principal de sua autobiografia por meio tanto do discurso como do metadiscurso. Estudos como os de Antônio Cândito (2004) e Renata Palottini (1989), acerca da personagem, Baudrillard (1991), sobre simulacro, Genette (1982) e Chalhub (1997), sobre metadiscurso, auxiliam na análise da construção verbal e imagética da irônica personagem Brás Cubas.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio tiene por objetivo analizar el discurso y el metadiscurso presentes en Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, y verificar los recursos utilizados por los directores a fin de transmutarlos de la novela para el cine. A través del análisis de la obra literaria y sus adaptaciones Brás Cubas (1985), de Júlio Bressane, y Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel, y observando las diferentes particularidades de los medios semióticos y las elecciones estéticas de cada director, percibimos cómo el narrador se construye, como difunto/autor/actor y como personaje principal de su autobiografía por medio tanto del discurso como del metadiscurso. Estudios como los de Antônio Cândido (2004) y Renata Palottini (1989), sobre el personaje, Baudrillard (1991), sobre simulacro, Genette (1982) y Chalhub (1997), sobre metadiscurso, auxilian en el análisis de la construcción verbal e imagética del irónico personaje Brás Cubas.pt_BR
Aparece en las colecciones: DLE - Dissertações defendidas em outras instituições

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