Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19498
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Sociodrama : strategy for nurses’ self-reflection on blindness
Otros títulos : Sociodrama : estratégia para autorreflexão de enfermeiros sobre a cegueira
Autor : França, Inacia Sátiro Xavier de
Sousa, Francisco Stélio de
Ramos, Ana Paula Andrade
Cavalcante, Fabiana Coriolano Ribeiro
Oliveira, Cibely Freire de
Palabras clave : Cegueira;Educação em Saúde;Psicodrama
Fecha de publicación : jul-2016
Editorial : Rev Rene
Citación : FRANÇA, I. S. X. de et al. Sociodrama : strategy for nurses’ self-reflection on blindness. Rev Rene, Fortaleza, v. 17, n. 4, p. 498-505, jul./aug. 2016.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo : investigar as autoexpressões de mestrandas acerca dos sentimentos, dificuldades e desafios decorrentes da participação em sociodrama “como se” fossem cegas. Métodos : estudo qualitativo. Participaram oito mestrandas em enfermagem. Utilizaram-se sociodrama, uma filmadora e Análise de Conteúdo. Na execução do sociodrama, foram seguidas as etapas de aquecimento, dramatização, comentários e processamento teórico. Resultados : emergiram as categorias temáticas: O papel de cega desencadeando limitação, bloqueio e medo; O papel de cega desencadeando uma noção confusa do próprio corpo; A espontaneidade-criatividade manifestada pelas mestrandas. Conclusão : as mestrandas expressaram o sentimento de medo ao se mobilizarem em ambiente com o qual já estavam familiarizadas, tiveram dificuldade para se alimentar devido à noção confusa do próprio corpo, e puderam refletir acerca do desafio que é cuidar da pessoa cega, pois perceberam que, profissionalmente, estavam despreparadas para cuidar destes indivíduos.
Abstract: Objective : to investigate the master students’ expressions about feelings, difficulties and challenges arising from participation in sociodrama “as if” they were blind. Methods : qualitative study. Participants were eight Master students in nursing. They used sociodrama, a video recorder and the Content Analysis technique. In implementing the sociodrama, the steps were followed were warm-up, drama, comments and theoretical processing. Results : the following thematic categories emerged: the role as blind person triggering limitation, blocking and fear; the role as blind person triggering a confused notion of one’s own body; spontaneity and creativity expressed by Master students. Conclusion : the Master students expressed the feeling of fear to walking in an environment with which they were already familiar, had difficulty in eating because of the confused notion of their own body, and could reflect on the challenge of caring for the blind person, because they realized that they were professionally unprepared to take care of these individuals.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19498
ISSN : 2175-6783 On-line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_isxfrança.pdf239,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.