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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Viana, Diego Mendonça | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Paula Brígido | - |
dc.contributor.author | Araújo, Iago Cavalcante | - |
dc.contributor.author | El Khouri, Mauro Michel | - |
dc.contributor.author | Miranda, Luciana Lobo | - |
dc.contributor.author | Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-06T16:56:13Z | - |
dc.date.available | 2016-09-06T16:56:13Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Diego Mendonça; RODRIGUES, Paula Brígido; ARAÚJO, Iago Cavalcante; EL KHOURI, Mauro Michel; MIRANDA, Luciana Lobo; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Juventude, escola e mídia: problematizando a (in)acessibilidade das mídias para a construção crítica dos processos de ensino-aprendizagem na rede pública de educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 25-39, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5587 (online) | - |
dc.identifier.issn | 2446-8606 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19461 | - |
dc.description.abstract | This work was developed from the survey entitled “Adolescence and Youth: risk situation and safety nets in the city of Fortaleza", emphasizing a sample of 100 youths, aged 14 to 17 years, of both sexes, attending the primary and secondary public schools, in state or municipal, as well as rooms of the teaching program for young people and adults (TYA). The objectives are: discuss the concept of youth based on the profile of young people in schools analyzed. Specific objectives: discuss, briefly, the function of training school in the present, as well the uses of media in school, discussing the Internet access to modify some points of the teaching-learning processes. The empirical work was conducted through questionnaires administered collectively. Data analysis was qualitative-quantitative, refining the database to find the socio-demographic profile, the profile of activities that had major and minor interests and, finally, a profile of media use (emphasis on the Internet usage). We conclude that the media has a massive presence in the leisure of young people and that they have difficulties to access the Internet on school territory, although the school demands the use of media for school works. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Youth | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Media | pt_BR |
dc.title | Juventude, escola e mídia: problematizando a (in)acessibilidade das mídias para a construção crítica dos processos de ensino-aprendizagem na rede pública de educação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse trabalho desenvolveu-se a partir da pesquisa intitulada “Adolescência e Juventude: situação de risco e redes de proteção na cidade de Fortaleza”, enfatizando uma amostra de 100 jovens na faixa etária de 14 a 17 anos, de ambos os sexos e que frequentam o ensino fundamental e médio em escola pública estadual ou municipal, bem como salas do programa de ensino de jovens e adultos (EJA). Os objetivos consistem em: discutir o conceito de juventude com base no perfil dos jovens das escolas analisadas. Como objetivos específicos, pretendemos: debater, de forma sucinta, a função de formação da escola na contemporaneidade, bem como discutir os usos da mídia na escola, problematizando o acesso à Internet para ressignificar alguns pontos dos processos de ensino-aprendizagem. O trabalho empírico foi realizado através de questionários aplicados coletivamente. A análise dos dados foi de caráter quantitativo-qualitativo, refinando o banco de dados para ter acesso ao perfil sócio-demográfico, o perfil de atividades que tinham maiores e menores interesses e, por fim, um perfil dos usos da mídia (ênfase para o uso da Internet). Concluímos que as mídias tem uma presença massiva no lazer dos jovens e que estes possuem dificuldades de acesso à internet em território escolar, embora a escola demande seu uso para trabalhos escolares. | pt_BR |
dc.title.en | Youth, school and media: discussingthe (in)accessibility of media to the crictic construction of teaching-learning process in the public in the public education system | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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