Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19417
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Heterogeneidades enunciativas e marcas linguísticas da interpretação psicanalítica |
Autor(es): | Brito, Mariza Angélica Paiva Cavalcante, Mônica Magalhães |
Palavras-chave: | Heterogeneidade;Referenciação;Inconsciente |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Desenredo |
Citação: | Brito, M. A. P.; Cavalcante, M. M. (2013) |
Resumo: | Tem-se como objetivo analisar, por meio dos processos interpretativos, as marcas linguísticas do atravessamento do “outro” no fio discursivo, tomando como critérios as heterogeneidades definidas por Authier-Revuz (1982) como constitutiva e mostrada, subdividindo em mostrada marcada e mostrada não marcada. Para argumentar em favor dessa “abertura” para uma outra cena discursiva, recorreu-se a processos de referenciação, que podem desempenhar o papel de eficientes marcadores discursivos, sem que, para tanto, precisem vir acompanhados de indicadores formais. Pretende-se, pela análise da cadeia significante, analisar não apenas a construção de significados, como afirmava Lacan (1990), mas também, e necessariamente, a elaboração de referentes. Utilizou-se como exemplário a interação das novas formas de comunicação que se realizam por meio da mídia eletrônica. |
Descrição: | BRITO, Mariza Angélica Paiva; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Heterogeneidades enunciativas e marcas linguísticas da interpretação psicanalítica. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 9, n. 2, p. 399-415, jul./dez. 2013. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19417 |
ISSN: | 1808-656X |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_mapbrito.pdf | 282,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.