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dc.contributor.authorBylaardt, Cid Ottoni-
dc.date.accessioned2016-09-02T15:10:07Z-
dc.date.available2016-09-02T15:10:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBYLAARDT, Cid Ottoni. Arte engajada e arte autônoma no pensamento de Theodor Adorno. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 16, n. 22, p. 84-100, dez. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1982-8837-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19389-
dc.description.abstractIn the essay Engagement, published in 1962, Theodor Adorno discusses the duality between committed and autonomous literature, noticing that at his time the controversy doesn't stand in the level of human survival and life in society, but presents itself as an intellectual speculation. This text recovers Adorno's main ideas concerning the subject and tries to reflect upon them. The German thinker shows the two poles of thoughts on the problem and says that the tension between them is now dissolved. He then talks about the confusions of the debate about commitment, and offers some reflections upon philosophy and art in Sartre's work, Bertolt Brecht's didacticism in art, as well as his treatment of fascism, the relation between politics and poetic tone, the problem of suffering related to the work of art, the contemporary experimentalism of Kafka and Becket,the cultural traditions in France and Germany, and the relations between politics and autonomous art.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPandaemonium Germanicumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObra-de-artept_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectPolítica-e-sociedadept_BR
dc.titleArte engajada e arte autônoma no pensamento de Theodor Adornopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo ensaio Engagement, de 1962, Theodor Adorno recoloca em discussão a dicotomia entre literatura engajada e literatura autônoma, advertindo que em seu tempo a controvérsia não se situa mais no nível da sobrevivência humana ou da vida em sociedade, mas se coloca como uma especulação intelectual. O presente texto recupera as principais ideias de Adorno a respeito do tema e procura refletir sobre elas. O pensador apresenta os dois polos de pensamento sobre o problema e inicia dizendo que a tensão entre eles agora está diluída. Seguem-se então considerações sobre as confusões que envolvem o debate sobre o engagement, reflexões sobre a filosofia da arte de Sartre e sua concretização em obras de ficção, a arte e a didática de Bertolt Brecht, bem como o tratamento que o dramaturgo alemão dá ao fascismo, a relação entre o tom da poesia e a política, o problema do sofrimento ligado à obra de arte, o experimentalismo contemporâneo de Kafka e Becket, as tradições culturais da França e da Alemanha, e as relações entre a política e a arte autônoma.pt_BR
dc.title.enCommitted and autonomous art in Theodor Adorno ́s thoughtpt_BR
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